VIVÊNCIAS DE ALUNOS DE FISIOTERAPIA NO ATENDIMENTO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19714

Palavras-chave:

Saúde da mulher. Estágio. Aluno. Percepção.

Resumo

Este estudo buscou caracterizar a percepção discente sobre as vivências de atendimentos na área da Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. Metodologia:  Foi realizado um estudo descritivo de abordagem qualitativa com entrevista de alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste e que atenderam pacientes durante a disciplina de Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. Todos os alunos responderam um questionário com questões sobre as atividades desenvolvidas, visão da área antes e após a experiência de atendimento. Os conteúdos das entrevistas foram analisados e codificados em unidades de significado. Participaram 31 alunos. As unidades de significado foram: 1) Noção da atuação na área da fisioterapia em saúde da mulher; 2) Oportunidade da vivência de atendimentos; 3) Competências e habilidades desenvolvidas. Conclui-se que a vivência com práticas de atendimento na área de Fisioterapia na saúde da mulher aprofundou os conhecimentos dos alunos e desenvolveu competências sociocomportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Lopes, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde. Docente adjunta B do departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná.

Downloads

Publicado

2025-06-04

Como Citar

Lopes, J. (2025). VIVÊNCIAS DE ALUNOS DE FISIOTERAPIA NO ATENDIMENTO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 738–746. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19714