AUTISMO INFANTIL E A INCLUSÃO SOCIAL NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS: DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18135

Palavras-chave:

Autismo. Infância. Escola. Rede de Apoio.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica através da análise da história do autismo desde a sua descoberta até os dias atuais, determinando os registros no país e no mundo e como se encontra o panorama acerca da inserção das crianças autistas nas redes de ensino, visando as possíveis melhorias. Pode-se caracterizar o autismo infantil como um déficit no desenvolvimento social do indivíduo, levando-o a situações como isolamento social, dificuldades no uso de linguagens e comunicação, dificuldade em relações pessoais e inclusão na educação. De acordo com muitos estudiosos, o autismo ainda se encontra em crescente demanda e pesquisas nos últimos anos, sendo extremamente necessária a diversificação e inclusão do tema á sociedade, uma vez que permite a crianças com necessidades especiais o acesso a seus direitos a acesso a métodos de ensino igualitário entre os alunos, seguindo os parâmetros determinados pela legislação.

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Biografia do Autor

Antônia Gonçalves de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga, Especialista em Neuropsicopedagogia. Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas.

Luciene Barbosa, Universidade Vale do Rio Verde

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Verde.

Fabiana Mânica Martins, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Saúde Coletiva. Professora da Universidade Federal do Amazonas.

Carla Silvana de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Pós-Doutora em Ciências. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

Luís Paulo Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2025-02-14

Como Citar

Souza, A. G. de, Barbosa, L., Martins, F. M., Silva, C. S. de O. e, & Souza, L. P. S. e. (2025). AUTISMO INFANTIL E A INCLUSÃO SOCIAL NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS: DISCUSSÃO NECESSÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1255–1267. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18135