TERAPÊUTICA COM CANABINOIDES NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA: ALVOS FARMACOLÓGICOS E LIMITES DE ACESSO NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE DO BRASIL

Autores

  • Wilson Pereira de Queiroz UFG
  • Pedro Fechine Honorato UNIFSM
  • Pedro Henrique Moura Teixeira UERJ
  • Luís Paulo Souza e Souza UFMG
  • Antônia Gonçalvez de Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Alexandre Maslinkiewicz Universidade Federal do Piauí
  • Juciany Martins Medeiros Salvador Faculdade Iguaçu
  • Bárbara Vitória Maciel Silva UFPE
  • Camila Cordeiro Caxias UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23630

Palavras-chave:

Esclerose Lateral Amiotrófica. Canabinoides. Neuroproteção. Sistema Único de Saúde. Acesso a Medicamentos.

Resumo

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma patologia neurodegenerativa fatal caracterizada pela perda progressiva de neurônios motores. Devido à eficácia limitada das terapias convencionais, o sistema endocanabinoide surge como um alvo farmacológico estratégico. Este estudo teve como objetivo analisar os mecanismos de neuroproteção dos canabinoides na ELA e investigar as barreiras de acesso no Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, ScienceDirect e SciELO, selecionando 35 referências publicadas entre 2020 e 2025. Os resultados demonstram que a ativação dos receptores CB1, CB2 e PPAR-gama promove a redução da excitotoxicidade glutamatérgica e a modulação da neuroinflamação, enquanto a proporção 1:1 de CBD/THC apresenta eficácia no controle da espasticidade, dor e sialorreia. Na discussão, observou-se que, apesar das evidências clínicas, a incorporação no SUS enfrenta obstáculos como a ausência de Protocolos Clínicos específicos, o alto custo de importação e a dependência da judicialização, o que fere o princípio da equidade assistencial. Conclui-se que os canabinoides possuem alto potencial como terapia adjuvante na ELA, todavia, sua democratização no Brasil requer políticas públicas que integrem esses produtos à RENAME e promovam a produção nacional regulamentada para garantir o acesso universal e seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Pereira de Queiroz, UFG

Doutorando em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Pedro Fechine Honorato, UNIFSM

Discente de Medicina, Centro Universítário Santa Maria (UNIFSM).

Pedro Henrique Moura Teixeira, UERJ

Bacharel em Medicina e Residência em Dermatologia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

Luís Paulo Souza e Souza, UFMG

Doutor em Saúde Pública e Docente de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antônia Gonçalvez de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Cuidado Primário em Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros.

Alexandre Maslinkiewicz, Universidade Federal do Piauí

Especialização em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e outras Doenças, Universidade Federal do Piauí. 

Juciany Martins Medeiros Salvador, Faculdade Iguaçu

Enfermeira Pós-graduada em Cardiologia e Hemodinâmica, Faculdade Iguaçu.

Bárbara Vitória Maciel Silva, UFPE

Sanitarista, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Camila Cordeiro Caxias, UNIASSELVI

Bacharela em Biomedicina, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI FAIEP).

Downloads

Publicado

2026-01-07

Como Citar

Queiroz, W. P. de, Honorato, P. F., Teixeira, P. H. M., Souza, L. P. S. e, Souza, A. G. de, Maslinkiewicz, A., … Caxias, C. C. (2026). TERAPÊUTICA COM CANABINOIDES NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA: ALVOS FARMACOLÓGICOS E LIMITES DE ACESSO NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23630