POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O ESTUDANTE COM TEA NO BRASIL: ENTRE O DISCURSO LEGAL E A REALIDADE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21468

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Autismo. Políticas públicas. Formação docente. Acessibilidade. Família e escola.

Resumo

A inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil foi marcada por avanços legais e desafios persistentes no cotidiano das escolas, mas, embora a Constituição de 1988 e legislações posteriores terem estabelecido bases sólidas, a efetivação ainda encontra barreiras em infraestrutura, formação docente e práticas institucionais. Concomitantemente, estudos revelam que a inclusão se torna viável quando há apoio pedagógico estruturado, gestão comprometida e diálogo com as famílias. Conclui-se, nesse diapasão, que o futuro da inclusão não depende tão somente da criação de leis, e sim da consolidação de condições já previstas, garantindo continuidade, monitoramento e mudança cultural para que o direito à educação se traduza em experiência real de participação e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia Barreiros de Moura, Christian Business School

Mastranda em ciências da educação pela Christian Business,graduada em pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM,Professora da rede estadual do Amazonas.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura em plena em ciências biológicas,doutor em biologia pela UFPE. Professor,orientador da Christian Business School.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Moura, M. A. B. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O ESTUDANTE COM TEA NO BRASIL: ENTRE O DISCURSO LEGAL E A REALIDADE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2759–2772. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21468