PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: INSERÇÃO PRECOCE DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Laura Fernandes Antunes UFS
  • Sarah Eko Eni UFSJ
  • Jonas Magno de Resende UFSJ
  • Daniel Martins UFSJ
  • Mylene Maria Bonates da Silva Universidade Nilton Lins
  • Regina Aparecida de Melo Bagnolli UFSJ
  • Antônia Gonçalves de Souza UFSJ
  • Lucas Henrique Gomes da Silva AFYA
  • Paulo Roberto Bonates da Silva ILMD/FIOCRUZ
  • Luís Paulo Souza e Souza ISB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19194

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Integração à Comunidade. Educação Médica. Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este trabalho descreve as vivências de graduandos em Medicina na disciplina Prática de Integração entre Ensino, Serviço e Comunidade 1 (PIESC 1) de uma Instituição de Ensino Superior Federal em Minas Gerais. Foram utilizados registros dos diários de campo, entre março a julho de 2019, em práticas em uma Estratégia Saúde da Família (ESF). A disciplina é oferecida no primeiro semestre do curso, com inserção precoce dos alunos na Atenção Primária à Saúde (APS). Os alunos vivenciaram a rotina de trabalho da equipe, realizaram visitas domiciliares, fizeram o diagnóstico situacional por meio da territorialização, com construção do mapa da área de abrangência. A inserção precoce dos alunos na APS tem se mostrado satisfatória, pois permitiu a experimentação prática do serviço, reconhecimento das vulnerabilidades e potencialidades das famílias, permitindo melhor assimilação entre conteúdos teóricos e práticos, com efetiva integração entre ensino, serviço e comunidade. Faz-se necessária ampla incorporação destas práticas nos currículos e na formação de alunos dos diversos cursos da área da saúde, permitindo, também, um trabalho interprofissional, de forma a legitimar os atributos da APS e o direito à saúde das populações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Fernandes Antunes, UFS

Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFS), campus Dom Bosco.

Sarah Eko Eni, UFSJ

Acadêmica do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), campus Dom Bosco.

Jonas Magno de Resende, UFSJ

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), campus Dom Bosco.

Daniel Martins, UFSJ

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), campus Dom Bosco.

Mylene Maria Bonates da Silva, Universidade Nilton Lins

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Nilton Lins, campus Manaus.

Regina Aparecida de Melo Bagnolli, UFSJ

Mestre em Psicologia. Professora Assistente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), campus Dom Bosco; e dos Cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Antônia Gonçalves de Souza, UFSJ

6 Mestre em Psicologia. Professora Assistente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), campus Dom Bosco; e dos Cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Lucas Henrique Gomes da Silva, AFYA

Médico pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Espacializando em Ultrassonografia da (AFYA).

Paulo Roberto Bonates da Silva, ILMD/FIOCRUZ

Farmacêutico Bioquímico. Mestre em Ciências pelo Instituto Leônidas & Maria Deane Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/FIOCRUZ). Residente em Saúde Coletiva nas Águas, Florestas e Campo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Luís Paulo Souza e Souza, ISB

Doutor em Saúde Pública. Professor Adjunto do Departamento de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Downloads

Publicado

2025-05-13

Como Citar

Antunes, L. F., Eni, S. E., Resende, J. M. de, Martins, D., Silva, M. M. B. da, Bagnolli, R. A. de M., … Souza, L. P. S. e. (2025). PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: INSERÇÃO PRECOCE DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2912–2919. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19194