PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE: INSERÇÃO PRECOCE DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19194Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Integração à Comunidade. Educação Médica. Sistema Único de Saúde.Resumo
Este trabalho descreve as vivências de graduandos em Medicina na disciplina Prática de Integração entre Ensino, Serviço e Comunidade 1 (PIESC 1) de uma Instituição de Ensino Superior Federal em Minas Gerais. Foram utilizados registros dos diários de campo, entre março a julho de 2019, em práticas em uma Estratégia Saúde da Família (ESF). A disciplina é oferecida no primeiro semestre do curso, com inserção precoce dos alunos na Atenção Primária à Saúde (APS). Os alunos vivenciaram a rotina de trabalho da equipe, realizaram visitas domiciliares, fizeram o diagnóstico situacional por meio da territorialização, com construção do mapa da área de abrangência. A inserção precoce dos alunos na APS tem se mostrado satisfatória, pois permitiu a experimentação prática do serviço, reconhecimento das vulnerabilidades e potencialidades das famílias, permitindo melhor assimilação entre conteúdos teóricos e práticos, com efetiva integração entre ensino, serviço e comunidade. Faz-se necessária ampla incorporação destas práticas nos currículos e na formação de alunos dos diversos cursos da área da saúde, permitindo, também, um trabalho interprofissional, de forma a legitimar os atributos da APS e o direito à saúde das populações.
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