PRÁTICAS DE LEITURAS NOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA INTERMEDIÁRIA HENRIQUE MONTEIRO LEITE, DO DISTRITO DE MUTUCA PESQUEIRA – PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17457

Palavras-chave:

Ensino Fundamental.Leitura e Escrita.Práticas de Leituras.

Resumo

O presente estudo motivou-se em analisar a prática de leituras desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental nos anos iniciais, visto que desenvolver prática de leituras no ensino fundamental principalmente nos 1º e 2º anos tem sido discutido no espaço educacional. Para tanto, o Estudo com o tema: Práticas de leituras nos anos 1º e 2º anos do ensino fundamental, da Escola Intermediária Henrique Monteiro Leite, do distrito de Mutuca, Pesqueira – PE objetivou analisar a prática de leituras desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental nos anos iniciais na referida escola e resultados alcançados, considerando a participação efetiva do corpo docente, também o envolvimento da família. Recorrendo-se à pesquisa de campo, de natureza empírica, sendo de cunho descritivo e interpretativo, buscando-se possíveis significados objetivos e subjetivos da questão central da pesquisa. População selecionada para pesquisa: Coordenação e professores do 1°, 2º r 3º ano do ensino fundamental. Procedimentos metodológicos utilizados:Entrevista semiestruturados, coleta de dados: Primário. Para fundamentação do estudo, utilizou-se de um referencial bibliográfico sobre o objeto de estudo, em livros, artigos, legislação vigente sobre educação, dissertações de mestrado.

Downloads

Biografia do Autor

Nayara Barbosa da Silva, Chistian Business School

Mestra em Ciências da Educação na Chistian Business School. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Chistian Business School

Orientador no curso  de mestrado em Ciências da Educação na Chistian Business School.   https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Silva, N. B. da, & Coutinho, D. G. (2025). PRÁTICAS DE LEITURAS NOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA INTERMEDIÁRIA HENRIQUE MONTEIRO LEITE, DO DISTRITO DE MUTUCA PESQUEIRA – PE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2154–2180. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17457