ITINERÁRIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS: PLANEJAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORTALEZA-CEARÁ-BRASIL

Autores

  • Maria Silvelena Gomes de Lima Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1739

Palavras-chave:

Planejamento. Práticas Pedagógicas. Educação Infantil.

Resumo

A presente dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação, tendo como foco os Itinerários Teóricos e Metodológicos a partir do planejamento e práticas pedagógicas no Centro de Educação Infantil (CEI), no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil; na qual contamos com a coparticipação de outros pesquisadores na junção de dados para embasamento teórico-metodológico. Como objetivos principais foram abordados as seguintes questões: a efetivação no planejamento pedagógico do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil (EI); as informações relativas às experiências proporcionadas pelas professoras; a síntese das atribuições enquanto educadoras, pretendendo verificar como planejam e em que se baseiam para a inserção das práticas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da EI. No que concerne aos procedimentos metodológicos caracterizou-se como uma Pesquisa exploratória e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica pela leitura de teóricos que tratam deste tema, como: Cruz (2003), Ferreira (2008), Oliveira (2007), dentre outros. Foi consultado, também, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA,1990), que consolidou a necessidade da realização de uma pesquisa comprometida com a educação e os cuidados das crianças, em parceria com outros profissionais, a família e a comunidade onde estão inseridas. Realizou-se, ainda, uma pesquisa de campo, a partir de um questionário respondido por professoras, com o objetivo de conhecer as ações ocorridas no CEI, para se compreender o caminho e o envolvimento dos discentes no seu espaço, bem como de torná-las seres transformadoras de seu tempo e espaço. Concluímos que as professoras realizam suas funções com contentamento, inserindo experiências exitosas em suas práticas pedagógicas, observando seus alunos como foco do planejamento indispensável para seu desenvolvimento integral, que, apesar de alguns entraves, verificamos que as docentes se identificam com a profissão não somente pelo trabalho realizado, mas também na recompensa do retorno dessa missão tão relevante.

Biografia do Autor

Maria Silvelena Gomes de Lima, Universidad Interamericana

Professora e mestra em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. E-mail: silvelenash2011@hotmail.com.

Marcel Pereira Pordeus , Universidade Estadual do Ceará

Professor e mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Lima, M. S. G. de ., & Pordeus , M. P. . (2021). ITINERÁRIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS: PLANEJAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORTALEZA-CEARÁ-BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 978–990. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1739