EDUCAÇÃO INFANTIL E PDCA ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Gilmara Benício de Sá FICS
  • Elizete Morgana da Silva FICS
  • Jordania Ahnert Must University
  • Maisa Ramos Kretli Faculdade Doctum
  • Merielem Ramos Freitas Oliveira Must University
  • Pablo Rodrigo de Oliveira Silva UCB
  • Rosineire Luiz Guedes Lacerda Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20495

Palavras-chave:

Educação Infantil. Rotina Pedagógica. Planejamento. PDCA. Organização Escolar.

Resumo

Este estudo abordou a aplicação do método PDCA na organização das rotinas pedagógicas na educação infantil, com foco nas práticas organizacionais voltadas ao desenvolvimento infantil. A pesquisa partiu da seguinte problemática: de que forma o método PDCA pode contribuir para a organização das rotinas pedagógicas na educação infantil, promovendo práticas alinhadas ao desenvolvimento integral das crianças? Teve como objetivo geral analisar como o método PDCA pode ser aplicado na educação infantil, promovendo uma sistematização pedagógica eficiente. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem formação docente, metodologias ativas e tecnologias educacionais. No desenvolvimento, analisaram-se as quatro etapas do ciclo PDCA – planejar, executar, verificar e agir – relacionando-as com a prática docente e as demandas da rotina infantil. Constatou-se que o PDCA favorece o planejamento intencional, a execução estruturada, a verificação formativa e a ação corretiva, permitindo maior coerência e eficácia no cotidiano escolar. As considerações finais indicaram que o método contribui para a melhoria contínua das práticas pedagógicas, reforçando o papel do educador como agente reflexivo. Por fim, recomendou-se a realização de estudos empíricos para aprofundar a análise e validar os achados em contextos escolares concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Benício de Sá, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Elizete Morgana da Silva, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Jordania Ahnert, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maisa Ramos Kretli, Faculdade Doctum

Especialista em Educação Especial Faculdade Doctum.

Merielem Ramos Freitas Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Pablo Rodrigo de Oliveira Silva, UCB

Doutor em Ciências da Reabilitação Universidade Castelo Branco (UCB).

Rosineire Luiz Guedes Lacerda, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Sá, G. B. de, Silva, E. M. da, Ahnert, J., Kretli, M. R., Oliveira, M. R. F., Silva, P. R. de O., & Lacerda, R. L. G. (2025). EDUCAÇÃO INFANTIL E PDCA ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2607–2615. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20495