EDUCAÇÃO INFANTIL E PDCA ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20495Palavras-chave:
Educação Infantil. Rotina Pedagógica. Planejamento. PDCA. Organização Escolar.Resumo
Este estudo abordou a aplicação do método PDCA na organização das rotinas pedagógicas na educação infantil, com foco nas práticas organizacionais voltadas ao desenvolvimento infantil. A pesquisa partiu da seguinte problemática: de que forma o método PDCA pode contribuir para a organização das rotinas pedagógicas na educação infantil, promovendo práticas alinhadas ao desenvolvimento integral das crianças? Teve como objetivo geral analisar como o método PDCA pode ser aplicado na educação infantil, promovendo uma sistematização pedagógica eficiente. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem formação docente, metodologias ativas e tecnologias educacionais. No desenvolvimento, analisaram-se as quatro etapas do ciclo PDCA – planejar, executar, verificar e agir – relacionando-as com a prática docente e as demandas da rotina infantil. Constatou-se que o PDCA favorece o planejamento intencional, a execução estruturada, a verificação formativa e a ação corretiva, permitindo maior coerência e eficácia no cotidiano escolar. As considerações finais indicaram que o método contribui para a melhoria contínua das práticas pedagógicas, reforçando o papel do educador como agente reflexivo. Por fim, recomendou-se a realização de estudos empíricos para aprofundar a análise e validar os achados em contextos escolares concretos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY