IMPLEMENTAÇÃO DE DESIGN THINKING EM EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS NA QUALIDADE EDUCACIONAL

Autores

  • Emily Silva Maciel Serrano Must University
  • Altamir Gomes de Sousa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Andressa Staut Pinheiro Faculdade Famart
  • Elenir de Jesus Mullin Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Gilmara Benício de Sá Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Marcus Aurélius da Silva Gomes Must University
  • Nilziene Sales Matias Gomes Must University
  • Weslayny Vieira Goes Cerqueira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18257

Palavras-chave:

Design Thinking. Educação Infantil. Qualidade Educacional.

Resumo

Este estudo abordou o problema de como a infraestrutura física e tecnológica de uma escola de educação infantil pode ser otimizada para apoiar a implementação do design thinking, visando aprimorar a qualidade da educação. O objetivo principal foi avaliar as práticas de gestão da qualidade que integram o design thinking e determinar seu impacto na administração escolar e nas atividades pedagógicas. A metodologia empregada incluiu uma revisão da literatura pertinente, focando em estratégias para implementar inovações pedagógicas. Os resultados indicaram que a adaptação de espaços físicos e a capacitação dos professores são fundamentais para fomentar um ambiente que estimula a criatividade e o aprendizado ativo. As considerações finais destacaram a eficácia do design thinking para melhorar a interatividade e a dinâmica educacional, reforçando a importância da participação da comunidade e do envolvimento dos pais no processo educativo. Este estudo demonstra que a integração de práticas inovadoras de ensino, como o design thinking, pode beneficiar significativamente a educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Silva Maciel Serrano, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Altamir Gomes de Sousa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Andressa Staut Pinheiro, Faculdade Famart

Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, Faculdade Famart.

Elenir de Jesus Mullin, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Gilmara Benício de Sá, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Marcus Aurélius da Silva Gomes, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nilziene Sales Matias Gomes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Weslayny Vieira Goes Cerqueira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Serrano, E. S. M., Sousa, A. G. de, Pinheiro, A. S., Mullin, E. de J., Sá, G. B. de, Gomes, M. A. da S., … Cerqueira, W. V. G. (2025). IMPLEMENTAÇÃO DE DESIGN THINKING EM EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS NA QUALIDADE EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2129–2134. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18257