A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO REGULAR: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER IMPLEMENTADAS PARA GARANTIR QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS TENHAM ACESSO PLENO AO CURRÍCULO

Autores

  • Kennya Lanny Sousa Varella Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana
  • Carolina Soares de Castilhos Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana
  • Elanir Menezes Rodrigues Faculdade de Ciências Sociales Interamericana
  • Ângela Aparecida de Assis Polizello Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana
  • Sheila Costa Silva Pareschi Must University
  • Bruno Polizelo Must University
  • Juliana Wakimoto de Almeida Polizello Must University
  • Antônio Carlos Toledo Martins Facultad Interamericana de Ciências Sociales E. M
  • Evando Pereira da Silva FUNIBER
  • Pedro Norberto de Paula Filho FUNIBER
  • Gilmara Benício de Sá Faculdade de Ciências Sociales Interamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15610

Palavras-chave:

Inclusão. Adaptação de métodos pedagógicos. Formação contínua dos professores. Ambiente colaborativo e acessível.

Resumo

Este artigo explora a inclusão de alunos com necessidades especiais na educação regular, analisando as práticas e estratégias necessárias para garantir que esses alunos tenham acesso pleno ao currículo escolar. A inclusão envolve a adaptação de métodos pedagógicos, a utilização de recursos e tecnologias assistivas, e o desenvolvimento de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor. Para promover uma inclusão efetiva, é essencial adotar abordagens pedagógicas diferenciadas que considerem as particularidades de cada aluno. Isso inclui o uso de materiais adaptados e a presença de profissionais especializados que possam oferecer suporte adequado. A formação contínua dos professores é igualmente importante, assegurando que eles estejam preparados para lidar com a diversidade de necessidades dentro da sala de aula. Por fim, o artigo destaca que a criação de um ambiente colaborativo e acessível é fundamental para que todos os alunos, independentemente de suas limitações, possam participar de maneira significativa no processo educativo, tornando a educação mais equitativa e inclusiva para todos.

Biografia do Autor

Kennya Lanny Sousa Varella, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS).

Carolina Soares de Castilhos, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS).

Elanir Menezes Rodrigues, Faculdade de Ciências Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciências Sociales Interamericana (FICS).

Ângela Aparecida de Assis Polizello, Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação. Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS).

Sheila Costa Silva Pareschi, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.  Graduada em Letras pelas Faculdades Integradas Simonsen. Especialista em Docência Superior pela Universidade Cândido Mendes. Psicopedagoga.

Bruno Polizelo, Must University

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas– Unicamp. Mestrando em Tecnologias emergentes em Educação Must University. 

Juliana Wakimoto de Almeida Polizello, Must University

Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação–Must University.

Antônio Carlos Toledo Martins, Facultad Interamericana de Ciências Sociales E. M

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales E. M.

Evando Pereira da Silva, FUNIBER

Mestrando em formação de professores faculdade FUNIBER. 

Pedro Norberto de Paula Filho, FUNIBER

Mestrando em Educação Fundação Universitária Iberoamericana - Florianópolis (FUNIBER).

Gilmara Benício de Sá, Faculdade de Ciências Sociales Interamericana

Doutoranda em Ciências da Educação Faculdade de Ciências Sociales Interamericana (FICS).

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Varella, K. L. S., Castilhos, C. S. de, Rodrigues, E. M., Polizello, Ângela A. de A., Pareschi, S. C. S., Polizelo, B., … Sá, G. B. de. (2024). A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO REGULAR: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER IMPLEMENTADAS PARA GARANTIR QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS TENHAM ACESSO PLENO AO CURRÍCULO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2103–2110. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15610