INOVAÇÃO EDUCACIONAL: PIBID E PRP COMO PROPULSORES DA TRANSFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI

Autores

  • Cleber Nonato Macedo Costa Centro Universitário da Amazônia- UNIESAMAZ https://orcid.org/0009-0003-2169-2800
  • Wanessa Christina Coelho da Silva Universidade Federal do Pará
  • Valmir Castro do Carmo Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ
  • Elaine Mendes Vilhena Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ
  • Izabel Cristina Andrade da Costa Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ
  • Keila Cristina de Jesus Cardoso Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.14687

Palavras-chave:

Formação Inovadora. Desafios Educacionais. Competências Docentes.

Resumo

A formação docente nos programas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e PRP (Programa Residência Pedagógica), integra teoria e prática, inserindo futuros professores na prática educativa, fortalecendo habilidades pedagógicas. O PRP complementa essa formação, promovendo reflexão sobre a prática docente, aprimorando a interação entre teoria e prática. Ambos contribuem para a construção de profissionais preparados e comprometidos com a transformação educacional. Este artigo enfatiza a relevância da inovação na formação docente, propondo explorar métodos que aprimorem a preparação para os desafios do século XXI, com ênfase na adaptação à tecnologia, inclusão e desenvolvimento de competências contemporâneas. A revisão bibliográfica destaca estudos sobre PIBID e PRP, ressaltando sua contribuição para a inovação na formação docente. Autores como Fullan e Darling-Hammond sublinham a importância da inovação na prática pedagógica. O PIBID fortalece a relação teoria-prática, enquanto o PRP aprimora a formação prática dos professores. A metodologia é exploratória, baseada na análise crítica da literatura, proporcionando compreensão aprofundada dos programas. Resultados e discussões evidenciam a ênfase na promoção de competências para o século XXI, integrando tecnologia, diversidade e inclusão. A conclusão destaca o papel crucial dos programas na formação docente, incentivando a inovação e a preparação para desafios contemporâneos, contribuindo para a melhoria contínua dos programas PIBID e PRP, promovendo uma revolução educativa alinhada às transformações na educação brasileira.

Biografia do Autor

Cleber Nonato Macedo Costa, Centro Universitário da Amazônia- UNIESAMAZ

Mestrado em Letras, Graduando de Farmácia UNIESAMAZ – Centro Universitário da Amazônia, Belém  Pará, Brasil. Orcid:  https://orcid.org/0009-0003-2169-2800.

Wanessa Christina Coelho da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduanda em licenciatura em Educação Física Universidade Federal do Pará - UFPA Belém, Pará, Brasil.

Valmir Castro do Carmo, Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ

Graduando de Farmácia. UNIESAMAZ – Centro Universitário da Amazônia. Belém - Pará, Brasil.

Elaine Mendes Vilhena, Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ

Graduanda de Farmácia. UNIESAMAZ – Centro Universitário da Amazônia, Belém - Pará, Brasil.

Izabel Cristina Andrade da Costa, Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ

Graduanda de Farmácia. UNIESAMAZ – Centro Universitário da Amazônia Belém Pará, Brasil.

Keila Cristina de Jesus Cardoso, Centro Universitário da Amazônia-UNIESAMAZ

Graduanda de Farmácia. UNIESAMAZ – Centro Universitário da Amazônia Belém Pará, Brasil. 

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Costa, C. N. M., Silva, W. C. C. da, Carmo, V. C. do, Vilhena, E. M., Costa, I. C. A. da, & Cardoso, K. C. de J. (2024). INOVAÇÃO EDUCACIONAL: PIBID E PRP COMO PROPULSORES DA TRANSFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 170–177. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.14687