TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA EVOLUÇÃO DA FARMÁCIA CLÍNICA: O PAPEL CRESCENTE DO FARMACÊUTICO NA GESTÃO DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12910

Palavras-chave:

Farmácia Clínica. Gestão da Saúde. Papel do Farmacêutico.

Resumo

O artigo aborda a evolução da Farmácia Clínica e o papel em transformação do farmacêutico na gestão da saúde. Ao longo do tempo, observamos uma transição do tradicional papel de dispensador de medicamentos para um agente central na gestão integrada da saúde, destacando a importância da abordagem centrada no paciente. A revisão sistemática integrativa revela o impacto positivo da colaboração multidisciplinar na gestão do paciente, enfatizando a personalização do cuidado como essencial para a eficácia terapêutica e bem-estar geral. No contexto da assistência farmacêutica em Montes Claros, Brasil, a pesquisa destaca sua importância crítica, ressaltando desafios como a gestão de estoques e integração eficiente dos profissionais farmacêuticos. Os gráficos fornecem insights sobre a crescente integração do farmacêutico nas equipes de saúde e a avaliação da assistência farmacêutica em unidades básicas de saúde. Apesar dos avanços notáveis, são reconhecidos desafios como a necessidade de educação continuada e habilidades de comunicação aprimoradas para enfrentar a expansão do papel clínico do farmacêutico. Em síntese, a pesquisa contribui para uma compreensão abrangente da evolução da Farmácia Clínica e do papel do farmacêutico na gestão da saúde, fornecendo uma base sólida para melhorias na integração do farmacêutico nos cuidados de saúde contemporâneos, com foco em uma abordagem mais eficaz e centrada no paciente.

Biografia do Autor

Cleber Nonato Macedo Costa, Centro Universitário da Amazônia- UNIESAMAZ

Pós-graduação em Língua Portuguesa, Graduando de Farmácia – UNIESAMAZ (Centro Universitário da Amazônia). Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2169-2800.

Wellen Cardoso Correa, UNIESAMAZ

Graduanda de Farmácia – UNIESAMAZ (Centro Universitário da Amazônia).

Rafael dos Santos Afonso, UNIESAMAZ

Graduando de Farmácia – UNIESAMAZ (Centro Universitário da Amazônia). ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0620-3052. 

Caroline Vanessa Pinto da Silva, UNIESAMAZ

Graduanda de Farmácia – UNIESAMAZ (Centro Universitário da Amazônia). 

Rosangela da Silva Pinto, UNIESAMAZ

Graduando de Farmácia – UNIESAMAZ (Centro Universitário da Amazônia). ORCID: https://orcid.org/0009-0000-8468-5833. 

Everton Luiz Pompeu Varela, Universidade Federal do Pará

Doutor em Tecnologia Farmaceutica, Laboratório de Pesquisas em Estresse Oxidativo, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade – Rede Bionorte, Universidade Federal do Pará, Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-9710-3791. 

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

Costa, C. N. M., Correa, W. C., Afonso, R. dos S., Silva, C. V. P. da, Pinto, R. da S., & Varela, E. L. P. (2024). TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA EVOLUÇÃO DA FARMÁCIA CLÍNICA: O PAPEL CRESCENTE DO FARMACÊUTICO NA GESTÃO DA SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 27–37. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12910