DIDÁTICA INOVADORA E INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CIDADÃS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17956Palavras-chave:
Educação infantil. Tecnologias educacionais. Metodologias ativas.Resumo
Este artigo explora a utilização de tecnologias educacionais e metodologias ativas na educação infantil, com foco na criação de estratégias didáticas que fomentem competências cidadãs. Em um contexto educacional que demanda avanços tecnológicos e uma formação crítica e participativa dos indivíduos, o estudo apresenta uma abordagem prática e inovadora para a docência. Por meio de uma revisão de literatura e do desenvolvimento de materiais didáticos multimodais, testados em turmas de educação infantil, foi possível avaliar a eficácia dessas estratégias. Os resultados demonstram que a combinação de recursos tecnológicos com métodos inovadores de ensino aumenta o engajamento dos alunos e favorece a assimilação de conceitos voltados à cidadania. Apesar disso, a falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação continuada para os professores foram identificadas como desafios relevantes. Conclui-se que, quando aplicada de forma planejada, uma abordagem didática inovadora pode impactar significativamente o ensino infantil, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e reafirmando a necessidade de políticas educacionais que priorizem a formação docente e o uso de tecnologia.
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