A SALA DE AULA DO FUTURO: TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM

Autores

  • Bruno Francisco Monteiro Verçosa Universidad Autónoma de Asunción
  • Cecília Olímpio Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
  • Eder Lira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Idiara Duarte Conradt University UninQ
  • Ítalo Martins Lôbo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Josineide Maria da Silva Nunes Universidad Autónoma de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15452

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Cultura digital. Educação do século XXI. Princípios pedagógicos. Formação de professores.

Resumo

Este estudo abordou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula, investigando os princípios tecnológicos e pedagógicos necessários para essa implementação. O problema central foi identificar as práticas e estratégias adequadas para a utilização de tecnologias no ensino, considerando os desafios e as oportunidades presentes na educação do século XXI. O objetivo geral foi analisar como as TIC podem ser integradas de maneira eficaz, relacionando-as com a cultura digital contemporânea. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado em uma revisão bibliográfica, utilizando artigos acadêmicos, livros e outros materiais relevantes. Os principais achados indicaram que a formação contínua dos professores, associada a um planejamento e a uma infraestrutura adequada, é essencial para a aplicação eficaz das tecnologias no ambiente educacional. Além disso, destacou-se a importância da personalização do ensino e da promoção de um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. As considerações finais reforçaram que, embora existam desafios, as oportunidades oferecidas pelas TIC são vastas, proporcionando uma educação democrática. O estudo também sugeriu a necessidade de pesquisas adicionais para aprofundar o entendimento sobre as melhores práticas de implementação das TIC nas escolas.

Biografia do Autor

Bruno Francisco Monteiro Verçosa, Universidad Autónoma de Asunción

Mestrando em Ciências da Educação, Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Paraguai.

Cecília Olímpio, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Graduada em Pedagogia plena (Habilitação em Deficientes em Audiocomunicação), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. SP.

Eder Lira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória – ES,

Idiara Duarte Conradt, University UninQ

Mestranda em Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem, University UninQ, Orlando – United States.

Ítalo Martins Lôbo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai.

Josineide Maria da Silva Nunes, Universidad Autónoma de Asunción

Mestranda em Ciências da Educação, Universidad Autónoma de Asunción – UAA, Paraguai.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Verçosa, B. F. M., Olímpio, C., Lira, E., Conradt, I. D., Lôbo, Ítalo M., & Nunes, J. M. da S. (2024). A SALA DE AULA DO FUTURO: TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3761–3766. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15452