OS DESAFIOS DOS EDUCADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO PARA ALUNOS AUTISTAS

Autores

  • Eleusa Ramos da Mota Faculdade Impacto, Alagoas, Brasil
  • Gabriel Eduardo Eusébio Abramides (organizador)

Palavras-chave:

Autismo. Educação Inclusiva. Língua portuguesa. Práticas Pedagógicas. Desafios Educacionais.

Resumo

Bem-vindo ao e-book "Os Desafios dos Educadores de Língua Portuguesa no Ensino para Alunos Autistas". Este estudo foi elaborado com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre os obstáculos enfrentados pelos educadores no ensino de língua portuguesa para alunos com autismo, destacando a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas.

Dividido em três capítulos principais, este livro digital oferece uma análise abrangente e detalhada dos aspectos históricos, legislativos e práticos relacionados ao ensino de alunos autistas.

Capítulo I: Autismo – Um Conceito em Constante Evolução

Neste primeiro capítulo, foi traçada a evolução histórica do conceito de autismo, explorando as diferentes abordagens teóricas que surgiram ao longo dos anos. Compreender como o conceito de autismo se desenvolveu é fundamental para reconhecer as necessidades específicas dos alunos autistas e adaptar as práticas educativas de maneira eficaz.

No segundo capítulo, “O Autismo no Brasil”,  o livro discute a situação do autismo no Brasil, destacando a escassez de dados atualizados e o tratamento legislativo do tema. A análise crítica das políticas públicas e das iniciativas legislativas oferece uma visão clara dos desafios e avanços na inclusão de alunos autistas no sistema educacional brasileiro.

Já o terceiro capítulo, com título, “Os Desafios dos Educadores de Língua Portuguesa no Ensino para Alunos Autistas é dedicado a examinar as dificuldades específicas enfrentadas pelos educadores ao ensinar língua portuguesa para alunos autistas. Neste interim são discutidos os casos concretos e reflexões teóricas, proporcionando um panorama das estratégias e metodologias que podem ser adotadas para promover uma educação mais inclusiva.

Utilizando o método hipotético-dedutivo, o livro formula hipóteses e inferências dedutivas a partir dos problemas identificados, oferecendo uma abordagem rigorosa e fundamentada.

Este estudo é essencial para educadores, gestores escolares e todos os envolvidos no processo educacional, fornecendo dados valiosos e práticos para entender as particularidades do ensino para alunos autistas e promover uma educação mais inclusiva e eficaz. Esperamos que este e-book contribua significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a inclusão de todos os alunos no ambiente escolar.

Prof.ª Dr.ª Patrícia Ribeiro.

 

Downloads

Biografia do Autor

Eleusa Ramos da Mota, Faculdade Impacto, Alagoas, Brasil

Graduada em Letras (beletrista) pela Faculdade Impacto — AL. 

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Mota, E. R. da, & Abramides, G. E. E. (2024). OS DESAFIOS DOS EDUCADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO PARA ALUNOS AUTISTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 19–108. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14995

Edição

Seção

E-books

Categorias