A PUBLICIDADE NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: PROPAGANDAS ENGANOSAS E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Luciana Souto Sampaio de Farias Veni Creator Christian University
  • Eloy Pereira Lemos Júnior UFMG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14604

Palavras-chave:

Publicidade. Propaganda Enganosa. Liberdade. Privacidade. Direitos humanos.

Resumo

A propaganda publicitária é um mecanismo utilizado pelo mercado para o seu desenvolvimento. Entretanto, quando utilizados como forma de enganar os consumidores, elas passam a ocasionar danos aos consumidores e a toda a sociedade. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar as propagandas enganosas na sociedade pós-moderna, identificando quais as possíveis violações destas propagandas aos direitos humanos. A discussão teórica e os resultados empíricos indicam que o uso abusivo das propagandas com o intuito de enganar os consumidores, poderão manipular o comportamento humano, limitando a sua privacidade e a sua liberdade, violando, assim, os direitos humanos.

Biografia do Autor

Luciana Souto Sampaio de Farias, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University.

Eloy Pereira Lemos Júnior, UFMG

Doutor em Direito Empresarial pela UFMG; Pós- Doutor em Direito pela PUC-MG.

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Publicado

2024-06-20

Como Citar

Farias, L. S. S. de, & Lemos Júnior, E. P. (2024). A PUBLICIDADE NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: PROPAGANDAS ENGANOSAS E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3386–3398. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14604