A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O PROCESSO DE LETRAMENTO

Autores

  • Paulo Rangel Germino da Silva Veni Creator University
  • Maria Elizângela da Silva Veni Creator University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13993

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino. Educação.

Resumo

Este trabalho aborda a necessidade de repensar as práticas educativas tradicionais, que muitas vezes ensinam conteúdos de maneira fragmentada e não promovem uma compreensão articulada do conhecimento. Destaca-se a importância da abordagem interdisciplinar na educação, especialmente diante dos desafios enfrentados pelos alunos no domínio da leitura e escrita, o que pode afetar sua inserção futura no mercado de trabalho. O estudo propõe reflexões para os professores sobre como integrar o currículo de forma interdisciplinar, visando facilitar a construção do conhecimento. Para embasar essa proposta, são apresentados métodos e conceitos de diversos teóricos. Entre eles Japiassu (1976), Fazenda (1993; 1994; 2003), Soares (2001; 2004; 2006), Luck (1994; 2013), Durkheim (2010) entre outros, evidenciando a relevância da formação docente para enfrentar esses desafios. O trabalho também aborda os obstáculos enfrentados na implementação da interdisciplinaridade na educação básica, com contribuição conceitual.

Biografia do Autor

Paulo Rangel Germino da Silva, Veni Creator University

Graduado em Letras ISEP, 2013, Pedagogo ISEP, 2017.  Mestrando em Ciências da Educação- Veni Creator University. 

Maria Elizângela da Silva, Veni Creator University

Mestrando em Ciências da Educação- Veni Creator University, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa, UNINTER. 

Downloads

Publicado

2024-05-17

Como Citar

Silva, P. R. G. da, & Silva, M. E. da. (2024). A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O PROCESSO DE LETRAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3370–3379. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13993