ANALISANDO A EDUCAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO HOSPITALAR DO AGRESTE ALAGOANO

Autores

  • José Morais da Silva Júnior Universidade Inter Americana
  • Alexandra Moreno Pinho Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13726

Palavras-chave:

Educação Continuada. Trabalhadores. Contexto Hospitalar.

Resumo

A educação continuada direcionada aos trabalhadores da área de manutenção requer uma análise das bases teóricas e práticas, visando o reconhecimento da importância da construção permanente de diferentes saberes no contexto hospitalar. De acordo com uma revisão bibliográfica, complementada por observações proveniente do contexto laboral de um hospital do agreste alagoano, o artigo fundamenta-se nos estudos de diferentes autores que defendem que o processo educacional perpassa por questões articuladas nas dimensões éticas e de humanização, as quais unem teoria e prática para formar trabalhadores conscientes de suas ações transformadoras em seus contextos sociais, econômicos e culturais. Dentro desta perspectiva, a comunicação e o diálogo apresentam-se com ferramentas fundamentais no desenvolvimento da educação continuada para trabalhadores da manutenção hospitalar.

Biografia do Autor

José Morais da Silva Júnior, Universidade Inter Americana

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade  Inter Americana (Assunção-Paraguai) Engenheiro de Produção Mecânica / Engenheiro de Segurança do Trabalho / Bacharel em Ciências Contábeis / Especialista em: Ergonomia e Qualidade de Vida / Sistema Integrado da Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde ocupacional / Higiene Ocupacional.

Alexandra Moreno Pinho, Universidade de Barcelona

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona/ Homologado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formação Acadêmica: Licenciatura em Pedagogia. 

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Silva Júnior, J. M. da, & Pinho, A. M. (2024). ANALISANDO A EDUCAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO HOSPITALAR DO AGRESTE ALAGOANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1724–1733. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13726