EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Wialla Silva Oliveira Educaler University
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13530

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-cultural. Pedagogia Histórico-crítica. Escola. psiquismo.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo compreender os limites e possibilidades que a educação escolar pode contribuir para o desenvolvimento psíquico e proporcionar a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Para tanto foi necessário fazer um estudo sobre o desenvolvimento humano fundamentado na Pedagogia Histórico-crítico e na Psicologia Histórico-cultural. A Psicologia Histórico-cultural e a Pedagogia Histórico-crítica apresentam o papel fundamental da escola no processo do desenvolvimento social dos indivíduos, pois ela está incumbida de socializar os saberes sistematizados ao longo do tempo. Contudo, a escola terá que identificar e selecionar os saberes historicamente acumulados e que são essenciais ao desenvolvimento dos sujeitos, os chamados conhecimentos clássicos. Com o resultado da pesquisa foi possível perceber que o ser humano é um ser social que se torna humano através da apropriação dos saberes acumulados historicamente. A escola constitui-se como espaço específico de transmissão desses saberes as novas gerações, contribuindo assim para o desenvolvimento do psiquismo humano.

Biografia do Autor

Wialla Silva Oliveira, Educaler University

Mestranda do Curso de Educação da Educaler University. Especialista em Psicopedagogia Institucional Universidade Cândido Mendes, Coordenadora Pedagógica da rede Estadual do Estado da Bahia e Coordenadora Pedagógica da rede Municipal de Serrinha-BA,.

Francisco Roberto Diniz Araújo, Educaler University

Pós-doutorado em Psicologia – UFLO. Doutorado em Ciências da Educação – UDS; Professor e Pesquisador da UFLO – AR, Professor da Rede Municipal de Ensino de São Bento – PB, professor e orientador da Educaler University. 

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

Oliveira, W. S., & Araújo, F. R. D. (2024). EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1407–1418. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13530