FORMAÇÃO DO PASSADO PARA UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO: O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Elaine Ferreira Vidal Christian Business School
  • Eliane Ferreira Vidal Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13483

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias Digitais. Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo consiste em uma revisão de literatura sobre o processo formativo do educador frente aos desafios que surgem com as constantes mudanças de paradigmas que as tecnologias digitais promovem na sociedade. Buscamos com ele refletir sobre a formação do professor estabelecida em pressupostos pretéritos e sobre sua ação pedagógica que ainda não incorporou de forma plena o uso das tecnologias digitais no contexto da sala de aula. Há necessidade de utilizar ferramentas tecnológicos como instrumentos que possibilitem a interação e a colaboração entre educadores e estudantes, para daí ressignificar ação pedagógica desenvolvida em sala de aula. A integração dos processos de formação docente à realidade tecnológica, é um processo de construção de saberes. O que nos leva a compreender que repensar ação educativa em uma perspectiva de futuro é muito mais que ministrar as aulas com diferentes aparatos tecnológicos.

Biografia do Autor

Elaine Ferreira Vidal, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Ferreira Vidal, Christian Business School

Analista de Infraestrutura de Tecnologia da Informação cursando graduação em Formação Pedagógica em Informática pela UNIASSELVI. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor Orientador Dr. em Ciências da Educação da Christian Business School. 

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Vidal, E. F., Vidal, E. F., & Coutinho, D. J. G. (2024). FORMAÇÃO DO PASSADO PARA UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO: O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 633–645. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13483