A RELEVÂNCIA DO SEXTO SABER DE EDGAR MORIN NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12991Palavras-chave:
Sexto Saber. Complexidade. Interdisciplinaridade. Educação Integrada.Resumo
Este artigo científico propõe uma análise aprofundada da aplicação do conceito de "Sexto Saber" de Edgar Morin no contexto da formação de profissionais da Educação, Gestão e Tecnologia, especialmente no âmbito de programas de Mestrado Acadêmico. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, interpretativa e exploratória que objetiva investigar como a abordagem interdisciplinar e transdisciplinar proposta por Morin pode enriquecer o entendimento e a prática desses profissionais, considerando a complexidade intrínseca às suas áreas de atuação. Exploramos a aplicabilidade do sexto saber no desenvolvimento de habilidades de gestão educacional e na integração eficaz da tecnologia no processo educativo. Além disso, analisamos os potenciais impactos na formação de educadores e gestores para enfrentar os desafios contemporâneos da educação. Conclui-se que este artigo fornece contribuições valiosas para aprimorar os programas de Mestrado Acadêmico, propondo uma abordagem mais integrada e contextualizada na formação de profissionais capazes de lidar com as complexidades dos cenários educacional, gestão e tecnologia.
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