A RELEVÂNCIA DO SEXTO SABER DE EDGAR MORIN NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA

Autores

  • Saulo Martins Faculdade São Luís
  • Icaro Gabriel Gomes de Souza Universidade Estadual de Goiás-UEG
  • Roseli Vieira Pires Pontifícia Universidade Católica de Goiá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12991

Palavras-chave:

Sexto Saber. Complexidade. Interdisciplinaridade. Educação Integrada.

Resumo

Este artigo científico propõe uma análise aprofundada da aplicação do conceito de "Sexto Saber" de Edgar Morin no contexto da formação de profissionais da Educação, Gestão e Tecnologia, especialmente no âmbito de programas de Mestrado Acadêmico. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, interpretativa e exploratória que objetiva investigar como a abordagem interdisciplinar e transdisciplinar proposta por Morin pode enriquecer o entendimento e a prática desses profissionais, considerando a complexidade intrínseca às suas áreas de atuação. Exploramos a aplicabilidade do sexto saber no desenvolvimento de habilidades de gestão educacional e na integração eficaz da tecnologia no processo educativo. Além disso, analisamos os potenciais impactos na formação de educadores e gestores para enfrentar os desafios contemporâneos da educação. Conclui-se que este artigo fornece contribuições valiosas para aprimorar os programas de Mestrado Acadêmico, propondo uma abordagem mais integrada e contextualizada na formação de profissionais capazes de lidar com as complexidades dos cenários educacional, gestão e tecnologia.

Biografia do Autor

Saulo Martins, Faculdade São Luís

Mestrando em Gestão, Educação e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), graduado em Pedagogia pela Universidade Unifacvest  e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Euro Americana( Unieuro). Especialista em Docência e Tecnologia pelo Instituto Federal de Goiás(IFG) e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís.

Icaro Gabriel Gomes de Souza, Universidade Estadual de Goiás-UEG

Mestrando em Gestão, Educação e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), graduado em Administração pela Faculdades Integradas IESGO e em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Gestão Pública pelo Centro Universitário Fael (UNIFAEL). 

Roseli Vieira Pires, Pontifícia Universidade Católica de Goiá

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), Mestre em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha-MG. 

Downloads

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Martins, S., Souza, I. G. G. de, & Pires, R. V. (2024). A RELEVÂNCIA DO SEXTO SABER DE EDGAR MORIN NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA EDUCAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2177–2187. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12991