NEUTRALIDADE DO CARBONO, PROCEDIMENTOS AMBIENTAIS DE REDUÇÃO DE GEES E O AQUECIMENTO GLOBAL: UM ESTUDO DE CASO DAS EMPRESAS AMBEV E BUNGE

Autores

  • Maria Margareth de Sousa Universidade Estadual de Goiás,Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Saulo Martins Universidade Estadual de Goiás,Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Solange Amorim Ozorio Melo UNEMAT,Universidade do Estado de Mato Grosso image/svg+xml
  • Francisco Alberto Severo de Almeida Universidade Estadual de Goiás,Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14911

Palavras-chave:

Aquecimento global. Emissão de GEEs. Neutralização de carbono.

Resumo

Há um compromisso mundial firmado em prol da neutralidade das emissões do carbono, a fim de limitar o aquecimento global. Diante deste cenário, na investigação científica, serão analisadas as políticas e estratégias adotadas pelas empresas AMBEV e BUNGE, se estão gerando impactos ao meio ambiente com a neutralidade do carbono, a curto e longo prazo. Trata-se de um estudo de caso de fonte secundária, qualitativo, descritivo que objetiva investigar políticas e estratégias ambientais de neutralidade de carbono, redução de gases de efeito estufa referentes ao aquecimento global desenvolvidas pelas empresas em estudo, além de avaliar o perfil das empresas nas emissões e as ações, a partir de informações do diagnóstico do inventário GHG Protocol, classificadas de acordo com os escopos 1, 2 e 3, em que estabelece estratégias, planos e metas de sustentabilidade. Pretende-se contribuir com a redução de uso de recursos naturais e engajamento com o meio ambiente, considerando o Protocolo de Kyoto e acordo de Paris. Conclui-se que os esforços e objetivos das duas empresas analisadas, encontram-se na mesma direção em se tratando da busca de qualidade de vida e preservação da natureza.

Biografia do Autor

Maria Margareth de Sousa, Universidade Estadual de Goiás,Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Geografia, pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Anápolis - CSEH, no ano de 2001. Pós Graduada "Lato Sensu" em Geografia Meio Ambiente e Turismo. - Unidade de Anápolis - CSEH no ano de 2003. Atua sobre o Regime Estatutário desde fevereiro de 2004, SEDUC. Graduada em Pedagogia no ano de 2018. FAFIBE - Minas Gerais. Mestrado em andamento, iniciado em outubro de 2022 Em Gestão, Educação e Tecnologias, Na Universidade Estadual de Goiás - Unidade Luziânia-GO. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e política institucional, folclore, dança, música e costumes, leitura e produção de texto e política. Atuou como Instrutora de Ensino Teórico-Técnico, Prática de Direção Veicular e Examinadora de Trânsito - Programa de parceria UEG - DETRAN - Educando e Valorizando a Vida. A partir do Ano 2013 a julho de 2022. esteve a disposição da Universidade Estadual de Goiás, retornando a Seduc a partir de agosto de 2022.

Saulo Martins, Universidade Estadual de Goiás,Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Gestão, Educação e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), graduado em Pedagogia pela Universidade Unifacvest e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Euro Americana( Unieuro). Especialista em Docência e Tecnologia pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís.

Solange Amorim Ozorio Melo, UNEMAT,Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Educação Especial Inclusiva - PROFEI - UNEMAT; Graduada em Pedagogia UNIP Letras Centro Universitário Estácio, Pós-graduação: Coordenação Pedagógica UnB); Educação Especial e Neuropsicopedagogia (Faveni)Docência do Ensino Superior Faveni Psicopedagogia FAMATEC Gestão e Orientação Educacional Faculdade de T. E. Darwin. 

Francisco Alberto Severo de Almeida, Universidade Estadual de Goiás,Universidade Estadual de Goiás

PhD em Gestão / Universidade Estadual de Goiás /Departamento de Gestão do Câmpus Luziânia Goiás – Brasil Pós-Doutorado, Universidade do Porto, U. PORTO, Portugal. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação (2014 – 2015) Doutorado em Administração (2007 – 2010), Universidade de São Paulo; Mestrado em Administração (1998 – 1999), Universidade de Brasília, UnB; Especialização em Teoria da Administração (1983 – 1984), Centro de Aperfeiçoamento e Extensão; Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1981 – 1983).

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

Sousa, M. M. de, Martins, S., Melo, S. A. O., & Almeida, F. A. S. de. (2024). NEUTRALIDADE DO CARBONO, PROCEDIMENTOS AMBIENTAIS DE REDUÇÃO DE GEES E O AQUECIMENTO GLOBAL: UM ESTUDO DE CASO DAS EMPRESAS AMBEV E BUNGE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1746–1757. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14911