NÃO É SÓ O DINHEIRO !: AS CAUSAS DA EVASÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE LUZIÂNIA-GO

Autores

  • Saulo Martins UEG
  • Francy Anne Barbosa César UEG
  • Roseli Vieira Pires UEG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19739

Palavras-chave:

Psicodinâmica do Trabalho. Saúde Mental Docente. Sofrimento Psíquico.

Resumo

O estudo investiga os fatores que levaram à evasão de professores efetivos da Rede Pública Municipal de Educação de Luziânia-GO entre 2019 e 2022, com ênfase no impacto das condições laborais na saúde mental dos docentes. Utilizando uma abordagem quantitativa, foi aplicada a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) a 102 professores afastados no período. A análise estatística revelou que o sofrimento psíquico, decorrente da sobrecarga, da falta de reconhecimento e de injustiças organizacionais, predominou sobre o prazer no trabalho. Embora estratégias como o apoio entre colegas tenham sido identificadas, mostraram-se insuficientes para mitigar o problema estrutural. Conclui-se que as condições precárias de trabalho e o déficit de valorização profissional estão diretamente relacionados à evasão docente. Recomenda-se a implementação de políticas públicas para a promoção da saúde mental, capacitação em técnicas de enfrentamento do estresse e valorização profissional. Essas medidas são fundamentais para reduzir os afastamentos, melhorar as condições de trabalho e garantir a qualidade do ensino público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Martins, UEG

Mestre em Gestão, Educação e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), graduado em Pedagogia pela Universidade Unifacvest  e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Euro Americana( Unieuro). Especialista em Docência e Tecnologia pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís.

Francy Anne Barbosa César, UEG

Mestranda em Gestão, Tecnologias e Educação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), com participação no grupo de pesquisa EGESI Estratégia em Gestão, Educação e Sistemas de Informação. Graduada em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB, 2008) e especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). 

Roseli Vieira Pires, UEG

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás - Unu Trindade, Unu Palmeiras de Goiás e Unu Luziânia - Mestrado - PPGET. Professora e Coordenadora de curso do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

Martins, S., César, F. A. B., & Pires, R. V. (2025). NÃO É SÓ O DINHEIRO !: AS CAUSAS DA EVASÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE LUZIÂNIA-GO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 923–933. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19739