NÃO É SÓ O DINHEIRO !: AS CAUSAS DA EVASÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE LUZIÂNIA-GO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19739Palavras-chave:
Psicodinâmica do Trabalho. Saúde Mental Docente. Sofrimento Psíquico.Resumo
O estudo investiga os fatores que levaram à evasão de professores efetivos da Rede Pública Municipal de Educação de Luziânia-GO entre 2019 e 2022, com ênfase no impacto das condições laborais na saúde mental dos docentes. Utilizando uma abordagem quantitativa, foi aplicada a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) a 102 professores afastados no período. A análise estatística revelou que o sofrimento psíquico, decorrente da sobrecarga, da falta de reconhecimento e de injustiças organizacionais, predominou sobre o prazer no trabalho. Embora estratégias como o apoio entre colegas tenham sido identificadas, mostraram-se insuficientes para mitigar o problema estrutural. Conclui-se que as condições precárias de trabalho e o déficit de valorização profissional estão diretamente relacionados à evasão docente. Recomenda-se a implementação de políticas públicas para a promoção da saúde mental, capacitação em técnicas de enfrentamento do estresse e valorização profissional. Essas medidas são fundamentais para reduzir os afastamentos, melhorar as condições de trabalho e garantir a qualidade do ensino público.
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