O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TDAH E O PAPEL DE NEUROPSICOPEDAGOGO

Autores

  • Saulo Martins Centro Universitário Facvest
  • Ligia de Grandi Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal-SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7024

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia. TDAH. Educação Infantil.

Resumo

Nas salas de aula e para os profissionais da educação, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade tem se tornado cada vez mais popular e complexo. As particularidades nas necessidades de abordagens apresentadas por alunos, mesmo sem a devida instrução ao professor, trazem esta complexidade ao lidar com estas situações. O estudo pretende apresentar de forma acessível, o histórico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e também compartilhar estratégias de trabalhos possíveis a serem aplicadas. A cognição social está associada às capacidades de identificar, manipular e regular o comportamento a partir do processamento de pistas sociais percebidas, e são vistas como um fator de proteção para o indivíduo. Para isso, será apresentado revisão bibliográfica de escritores que debatem sobre o tema, resultando na apresentação de medidas estratégicas práticas e simples de serem adotadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Saulo Martins, Centro Universitário Facvest

Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal-SP. 
Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest. E-mail saulo.mtns@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7442539885921724.

Ligia de Grandi, Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal-SP

Orientadora do curso de Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal-SP. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Lattes: http://lattes.cnpq.br/2005294200168588.

 

 

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Martins, S. ., & de Grandi, L. . (2022). O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TDAH E O PAPEL DE NEUROPSICOPEDAGOGO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 65–74. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7024