AS CONTRIBUIÇÕES DO SEMINÁRIO CONHECENDO A UESC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES EM PEDAGOGIA DO PARFOR

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Maria Betânea Oliveira Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Renata Tereza Brandão Meireles Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Andréa Maria Brandão Meireles Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS-BA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12815

Palavras-chave:

Formação de Professoras/es. Universidade. Seminário. Curso de Pedagogia.

Resumo

Este artigo é resultado de um relato de experiência pautado no desenvolvimento de um Seminário intitulado Conhecendo a UESC: história, trajetória e funcionamento, com carga horária de 20 h, realizado para 06 turmas do Curso de Pedagogia do PARFOR da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, compostas por, aproximadamente, 240 participantes, entre os anos de 2009 e 2018. A ação tinha como objetivos: reforçar na/o estudante o sentimento de pertença em relação à UESC; estimular a valorização da instituição; possibilitar o conhecimento da história, do funcionamento e da estrutura organizacional da universidade; desenvolver a elevação da autoestima da/o aluna/o, enquanto estudante universitário; possibilitar maior integração da/o aluna/o com a UESC e apresentar outros espaços de aprendizagem destacando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste artigo além de descrever sobre o Seminário Conhecendo a UESC, é identificar e analisar os seus impactos na formação das/dos licenciandas/os. O estudo é de natureza analítico-descritiva e adotou o método (auto)biográfico que permitiu a narração de experiências pautada na reflexão. A produção das informações se deu por meio das narrativas, experiências e vivências do autor e das autoras, e por meio da revisão bibliográfica. As análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. Os resultados apontaram que as/os estudantes exploraram os espaços universitários para além da sala de aula, o que proporcionou aquisição de novos conhecimentos a partir de espaços que desenvolvem pesquisa e extensão. As/os estudantes também aumentaram o seu repertório de informações e conhecimentos sobre a UESC, a exemplo de informações sobre as políticas de ações afirmativas, programas de auxílio financeiro e sobre o setor de Assistência Estudantil que foi de fundamental importância para que acessassem os seus direitos e assegurassem não só o acesso mais a permanência na universidade. O Seminário também proporcionou impactos positivos na formação das/os licenciandas/os em Pedagogia, pois, colaborou para o fortalecimento da sua identidade enquanto estudante universitária/o bem como estreitou as relações interpessoais entre as/os colegas.

Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

 

Maria Betânea Oliveira Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Dom Inocêncio – Piauí.

Renata Tereza Brandão Meireles, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Vitória da Conquista (Ba). Professora-Tutora do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

Andréa Maria Brandão Meireles, Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS-BA

Mestre em Educação - Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS (Ba). Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Tavares, G. da P., Ferraz, M. B. O., Meireles, R. T. B., & Meireles, A. M. B. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO SEMINÁRIO CONHECENDO A UESC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES EM PEDAGOGIA DO PARFOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 876–884. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12815