DA MARGINALIZAÇÃO À INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA CONTEMPORÂNEA LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Gabriel Donato Ramos Couto Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12564

Palavras-chave:

LGBTQIA+. Literatura Contemporânea. Representatividade. Movimentação Cultural. Educação.

Resumo

O presente artigo propõe uma análise sobre o papel da literatura contemporânea no contexto da representação sociocultural, com foco nas narrativas LGBTQIA+ nos espaços escolares. A pesquisa, acerca da temática, foi desenvolvida por meio de relatórios técnicos, livros, artigos e revistas científicas, para melhor embasar e creditar a discursão do assunto. Diante disso, notou- se que a literatura contemporânea representa um instrumento de transformação social inestimável, que desempenha um papel insubstituível na desconstrução do silenciamento histórico de narrativas LGBTQIA+ e na promoção de sua representatividade. Portanto, é essencial que educadores e instituições de ensino reconheçam e valorizem o potencial revolucionário dessas literaturas e, por conseguinte, incorporem-na de forma efetiva e proativa em suas práticas pedagógicas, não somente para ampliar a perspectiva dos estudantes, mas também para construir uma sociedade mais inclusiva, tolerante e justa.

Biografia do Autor

Gabriel Donato Ramos Couto, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação – Christian Business School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor-Orientador – Christian Business School.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Couto, G. D. R., & Coutinho, D. J. G. (2023). DA MARGINALIZAÇÃO À INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA CONTEMPORÂNEA LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3155–3167. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12564