DA MARGINALIZAÇÃO À INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA CONTEMPORÂNEA LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12564Palavras-chave:
LGBTQIA+. Literatura Contemporânea. Representatividade. Movimentação Cultural. Educação.Resumo
O presente artigo propõe uma análise sobre o papel da literatura contemporânea no contexto da representação sociocultural, com foco nas narrativas LGBTQIA+ nos espaços escolares. A pesquisa, acerca da temática, foi desenvolvida por meio de relatórios técnicos, livros, artigos e revistas científicas, para melhor embasar e creditar a discursão do assunto. Diante disso, notou- se que a literatura contemporânea representa um instrumento de transformação social inestimável, que desempenha um papel insubstituível na desconstrução do silenciamento histórico de narrativas LGBTQIA+ e na promoção de sua representatividade. Portanto, é essencial que educadores e instituições de ensino reconheçam e valorizem o potencial revolucionário dessas literaturas e, por conseguinte, incorporem-na de forma efetiva e proativa em suas práticas pedagógicas, não somente para ampliar a perspectiva dos estudantes, mas também para construir uma sociedade mais inclusiva, tolerante e justa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY