O INSTITUTO DA GUARDA COMPARTILHADA: UMA ANÁLISE SOBRE O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Karine Magalhães de Oliveira Faculdade de Ilhéus
  • Leandro Alves Coelho Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12204

Palavras-chave:

Princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. Poder familiar. Guarda compartilhada.

Resumo

O instituto da guarda compartilhada tem como finalidade a garantia do desempenho do poder familiar aos pais, independentemente da situação conjugal que se encontrarem, podendo estes exercerem em igualdade de condições as obrigações e responsabilidades que lhes cabem. Porém, levando em consideração o conteúdo doutrinário da proteção integral da Criança e do Adolescente, bem como a Constituição Federal, o julgador diante os conflitos que envolvem os menores, precisam analisar individualmente cada caso concreto para decidir da melhor forma possível a garantia e proteção desses indivíduos vistos como vulneráveis. Portanto objetiva-se analisar o instituto da guarda compartilhada frente ao princípio do melhor interesse da criança e do adolescente sob a luz da legislação e jurisprudência brasileira. O método utilizado na pesquisa foi o bibliográfico através de pesquisas em artigos científicos, teses, monografias, legislações e jurisprudências, com método de abordagem dedutiva que permitiu buscar informações acerca do problema, obtendo-se os resultados esperados quanto as modificações advindas com a Lei n. ° 13.058/ 2014 que estabeleceu a guarda compartilhada como regra, deixando lacunas quanto a sua aplicabilidade ao caso prático onde os pais ou um dos, não possuem capacidade para desempenhar o poder familiar para garantir um núcleo familiar saudável quanto ao crescimento e desenvolvimento dos filhos.

Biografia do Autor

Karine Magalhães de Oliveira, Faculdade de Ilhéus

Graduanda em direito pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus CESUPI Faculdade de Ilhéus.

Leandro Alves Coelho, Faculdade de Ilhéus

Advogado (OAB/BA) Professor universitário nas disciplinas de Direito Tributário e Processo Tributário. Pós-graduado em metodologia do Ensino Superior com especialização em Direito Tributário pela Unisul 2007 2008. Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Tributação e Meio Ambiente pela UCSAL (2009 2011). (Docente do Curso de Direito do Centro de Ensino Superior de Ilhéus, CESUPI, Faculdade de Ilhéus.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Oliveira, K. M. de, & Coelho, L. A. (2023). O INSTITUTO DA GUARDA COMPARTILHADA: UMA ANÁLISE SOBRE O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4028–4045. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12204