AS LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS DIANTE O DEVER DE TRIBUTAÇÃO: A IMUNIDADES SOBRE LIVROS, JORNAIS E PERIÓDICOS

Autores

  • Dionatan Luiz Pereira UNISC
  • Fabio Moro UNISC
  • Jader Samuel Gonçalves UNISC

Palavras-chave:

Imunidade Tributária. Constituição. Direito Tributário.

Resumo

Apresentamos esta obra digital, uma incursão nas complexidades das limitações constitucionais diante do dever de tributação, com foco nas imunidades aplicadas a livros, jornais e periódicos. Com uma abordagem jurídica precisa, os capítulos deste livro oferecem uma análise detalhada das nuances legais que envolvem a tributação e a imunidade relacionada a esses elementos fundamentais da informação e cultura.

Capítulo 1: Tributo – Conceito e Natureza Jurídica

O primeiro capítulo estabelece as bases conceituais do tributo, explorando sua natureza jurídica e contextualizando-o no sistema tributário. Com uma análise aprofundada, fornecemos uma compreensão abrangente dos elementos que definem a incidência tributária.

Capítulo 2: Imunidade Tributária - Noções Introdutórias

Este capítulo apresenta as noções iniciais sobre imunidade tributária, destacando seu papel como uma salvaguarda constitucional frente ao dever de tributação. Examinamos os princípios fundamentais que norteiam a imunidade e como ela se insere no panorama jurídico brasileiro.

Capítulo 3: Imunidade Tributária dos Livros, Jornais, Periódicos e o Papel Destinado à Sua Impressão

Este capítulo concentra-se na imunidade tributária específica concedida a livros, jornais e periódicos, bem como ao papel destinado à sua impressão. Exploramos a extensão dessa imunidade, analisando, casos e interpretações jurisprudenciais que delineiam a proteção conferida pela Constituição.

Capítulo 4: Da Extensão da Imunidade Tributária

Concluímos nossa análise com uma exploração mais profunda da extensão da imunidade tributária, examinando as fronteiras e limites que definem a aplicação dessas salvaguardas constitucionais. Investigamos casos práticos e desafios enfrentados na interpretação e implementação dessa importante proteção legal.

Esta obra destina-se a juristas, estudantes e profissionais do Direito que buscam compreender as intricadas relações entre as limitações constitucionais e o dever de tributação, com especial atenção às imunidades aplicadas aos meios fundamentais de disseminação da informação. Esperamos que este livro digital seja uma contribuição valiosa para o entendimento aprofundado dessa temática crucial em nosso ordenamento jurídico.

Biografia do Autor

Dionatan Luiz Pereira, UNISC

Graduando em  Direito, UNISC.

Fabio Moro, UNISC

Graduado em Educação Física, UNISC.

Jader Samuel Gonçalves, UNISC

Graduado em Direito, UNISC

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Pereira, D. L., Moro, F., & Gonçalves, J. S. (2023). AS LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS DIANTE O DEVER DE TRIBUTAÇÃO: A IMUNIDADES SOBRE LIVROS, JORNAIS E PERIÓDICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–67. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11881

Edição

Seção

E-books

Categorias