AS FORMAS DE INTERVENÇÃO PARA APRIMORAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR QUE ATUA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO

Autores

  • Graucineide Maria de Alcântara Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1174

Palavras-chave:

Intervenção. Formação Continuada. Docente Universitário.

Resumo

Introdução: A formação para o ensino superior tem sido tema de vários estudos e discussões no Brasil e em outros países. Estudos vêm apontando a insuficiência do saber pedagógico ao domínio específico, o que acaba refletindo na qualidade do ensino e na aprendizagem. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de investigar as formas de intervenção para aprimorar a formação do professor formador no ensino superior. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Acadêmico em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Foi observado que dos 04 artigos revisados 100% apontaram que, a formação continuada do docente universitário, é uma maneira do professor melhorar sua atuação, a fim de inovar e qualificar sua prática, ofertando assim, um ensino e aprendizagem mais significativos. Conclusão: Os artigos indicam que o desenvolvimento profissional docente é uma forma de intervenção essencial à atuação do professor universitário. A participação e o engajamento docente, nesse sentido, são de extrema importância, para que se alcance um processo de ensino aprendizagem mais significativa.

Biografia do Autor

Graucineide Maria de Alcântara, Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO

Licenciada em Ciências pela Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO. Especialista em Microbiologia Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e da Secretaria de Educação da cidade de Recife – PE. E-mail: graucineide@hotmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutora em Neurociências pelo programa de pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento – UFPE. E-mail: islamemartins@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

Alcântara, . G. M. de ., & Martins, I. C. . (2021). AS FORMAS DE INTERVENÇÃO PARA APRIMORAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR QUE ATUA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 294–299. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1174

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>