O PAPEL DA LITERATURA NA CRISE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL

Autores

  • Maria Eduarda Barros dos Santos e Silva Centro Universitário Redentor
  • Daniela Garcia Botelho Centro Universitário Redentor
  • Renato Marcelo Resgala Júnior Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11016

Palavras-chave:

Direito e Literatura. Crise do Ensino Jurídico. Humanização.

Resumo

Em face da crise no ensino jurídico no Brasil, o presente artigo considera a importância de se buscar soluções que possam humanizar e aproximar a formação de juristas da realidade social brasileira. Objetiva-se, portanto, apresentar a literatura como uma ferramenta de superação da crise, ao proporcionar um ensino mais reflexivo e menos automatizado do direito. Para tanto, procede-se à pesquisa bibliográfica sobre a história do curso de direito no Brasil, os fatores que culminaram na crise e o movimento "direito e literatura". Finalmente, serão analisados estudos que evidenciam o papel da literatura como agente de formação crítica e humanizada. Parte-se da hipótese de que a literatura pode contribuir para repensar o ensino jurídico, fornecendo uma abordagem mais humanizada e empática na formação do jurista, resultando em profissionais mais bem preparados para enfrentar as complexidades da atualidade, sendo, assim, fator de superação na crise do ensino jurídico. Isso porque a literatura possui imenso potencial humanizador e, ao expor o leitor a realidades diversas, instiga o pensamento crítico, fomentando a possibilidade de mudanças na realidade social brasileira. Acredita-se que a presente pesquisa possa trazer benefícios significativos para a formação dos juristas no Brasil, resultando em uma prática mais reflexiva, crítica e humanizada no campo do direito.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Barros dos Santos e Silva, Centro Universitário Redentor

Acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário Redentor.

Daniela Garcia Botelho, Centro Universitário Redentor

Docente do Centro Universitário Redentor, Centro Universitário Redentor.

Renato Marcelo Resgala Júnior, Centro Universitário Redentor

Professor Doutor em Sociologia Política - UENF-RJ; Docente do Centro Universitário Redentor.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Silva, M. E. B. dos S. e, Botelho, D. G., & Resgala Júnior, R. M. (2023). O PAPEL DA LITERATURA NA CRISE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1972–1987. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11016