O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Eny Vidal Rodrigues Uninassau
  • Cristiane Maia da Silva Servio Uninassau
  • Carolina Ribeiro Garcia Montai de Lima Uninassau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11729

Palavras-chave:

Direito. Educação. Inclusão Social. COVID-19.

Resumo

Com o fechamento de escolas e a suspensão das aulas presenciais, foi adotado um novo modelo de ensino remoto que, por sua vez, expôs a ampla lacuna existente entre alunos com acesso a recursos tecnológicos e aqueles que enfrentam barreiras socioeconômicas e geográficas, tudo isso devido a pandemia do COVID-19. Esse panorama levou à necessidade de revisitar o direito à educação sob uma perspectiva contemporânea, questionando como a pandemia impactou o efetivo exercício desse direito e quais estratégias foram adotadas para enfrentar essa situação. O artigo aborda o direito à educação no universo jurídico, destacando as bases legais que respaldam esse direito e sua relação com outros direitos fundamentais. É enfatizada a necessidade de uma educação ancorada em valores, buscando uma autêntica humanização da sociedade. A metodologia de pesquisa adotada foi a revisão de literatura, com o levantamento e análise crítica de documentos legais, doutrinas, artigos científicos e relatórios governamentais que abordam o direito à educação no contexto da pandemia. Portanto, diante disso, ressalva que a pandemia ressaltou as desigualdades educacionais e os desafios para garantir o direito à educação em tempos de crise, levando assim a ver que o Pais não estava preparado para tudo que foi enfrentado.

 

Biografia do Autor

Eny Vidal Rodrigues, Uninassau

Graduando do Curso de Direito da Uninassau/Cacoal. 

Cristiane Maia da Silva Servio, Uninassau

Professora Doutora do Curso de Direito Uninassau/Cacoal.

Carolina Ribeiro Garcia Montai de Lima, Uninassau

Professor Mestre do Curso de Direito Uninassau/Cacoal.

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Publicado

2023-11-10

Como Citar

Rodrigues, E. V., Servio, C. M. da S., & Lima, C. R. G. M. de. (2023). O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 2058–2074. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11729