HÉRNIA PERINEAL EM UM CÃO S.R.D. – RELATO DE CASO

Autores

  • Samantha da Silva Venturelle Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED
  • Cristiane Maia da Silva Servio Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7243

Palavras-chave:

Cirurgia. Herniorrafia. Perianal.

Resumo

Hérnia é o deslocamento de um órgão através de um defeito na parede de uma cavidade anatômica. A hérnia perineal ocorre a partir do enfraquecimento ou rompimento da musculatura perianal, muitas vezes ocasionada por traumas. A ocorrência é maior em cães machos, não castrados e idosos, onde estes apresentam na maioria das vezes, sinais de tenesmo, constipação, obstipação, disquezia e aumento de volume perineal. O diagnóstico é realizado através da palpação e o tratamento pode ser feito pela herniorrafia tradicional ou pela técnica de transposição do músculo obturador interno. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de hérnia perineal em um cão SRD, onde foi realizado com sucesso a técnica de herniorrafia associada à orquiectomia. Foi atendido um cão SRD que apresentava dificuldade em defecar e sentia dor quando tentava, na palpação foi encontrado aumento de volume redutível na região perianal, característico de hérnia. O tratamento realizado foi o cirúrgico, realizando orquiectomia e posterior herniorrafia, no pós-operatório foi administrado doxiciclina, meloxicam e dipirona além da troca dos curativos até a retirada dos pontos. A musculatura do local da hérnia estava debilitada com sinais de congestão e fragilidade, suspeitando assim que a causa foi por trauma, sendo essa uma das causas formadoras de hérnias. A taxa de recorrência pela técnica tradicional é de 46%, porém foi a escolhida pelo cirurgião devido a fácil realização e maior domínio sobre a técnica. Conclui-se que a herniorrafia tradicional associada à orquiectomia é uma técnica eficiente pois não foi observado nenhuma complicação ou recidiva.

Biografia do Autor

Samantha da Silva Venturelle, Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED

Discente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED, 2022.

Cristiane Maia da Silva Servio, Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED

Docente, Médica Veterinária Doutora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED, 2022.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Venturelle, S. da S. ., & Servio, C. M. da S. . (2022). HÉRNIA PERINEAL EM UM CÃO S.R.D. – RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1391–1400. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7243