SARNA DEMODÉCICA EM CADELA RESGATADA NO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA/RO: RELATO DE CASO

Autores

  • Ana Claudia Costa de Moura Silva Centro universitário Maurício de Nassau Cacoal- UNINASSAU
  • Cristiane Maia da Silva Sérvio Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal – UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12110

Palavras-chave:

Sarna demodécica. Lesões cutâneas. Doramectina.

Resumo

A sarna demodécica é uma dermatopatia ocasionada por um parasito cutâneo obrigatório, ou seja, faz parte da microbiota natural da pele. Essa doença se desenvolve por diversos fatores, como sistema imunológico comprometido, aumento da população parasitária do animal. Geralmente acomete animais jovens e com sistema imunológico comprometido, causando alopecia, descamação, crosta, perda de pelos e lesões cutâneas. A demodiciose é dividida em localizada e generealizada. O diagnóstico é feito por meio de raspado de pele. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de uma cadela de 12 anos, SRD, que chegou para o atendimento apresentando lesões cutâneas, ao realizar os exames foi observada a presença do parasito Demodex canis, sendo o diagnóstico demodiciose generalizada, a paciente passou por um longo período de tratamento apresentando melhora significativa no decorrer do tratamento.

Biografia do Autor

Ana Claudia Costa de Moura Silva, Centro universitário Maurício de Nassau Cacoal- UNINASSAU

Graduanda medicina veterinária- Centro universitário Maurício de Nassau Cacoal- UNINASSAU. 

Cristiane Maia da Silva Sérvio, Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal – UNINASSAU

Médica Veterinária pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Doutora em Ciências Veterinárias, Orientadora e docente no Centro Universitário Maurício de Nassau Cacoal – UNINASSAU.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Silva, A. C. C. de M., & Sérvio, C. M. da S. (2023). SARNA DEMODÉCICA EM CADELA RESGATADA NO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA/RO: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 1079–1085. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12110