A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: DESAFIOS E CONDIÇÕES EDUCACIONAIS TRAZIDOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19

Autores

  • Juscelino Gomes Lima IFPI
  • Nely Sobrinho da Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18413

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Políticas públicas. Inclusão social.

Resumo

Este estudo objetiva analisar criticamente o funcionamento da Educação de Jovens e Adutos EJA, particularmente, em momento antes e durante a duração da pandemia da COVID 19, destacando os desafios e condições educacionais, revelados em diferentes contribuições academicas. Dessa forma, se configura como um paper de revisão bibliográfica abrangente. Metodologicamente, o recorte de analise se deu pela coleta de dados, a partir de diferentes publicações entre os anos de 2018 e 2024. Ao todo, a partir do que é objetivado, foram selecionados 13 artigos que abordam os aspectos delineadores desta amostragem. Os resultados da pesquisa revelaram que, além das barreiras estruturais e da exclusão digital, a EJA necessita de estratégias pedagógicas adaptativas e inclusivas para atender a um público diverso. As análises também evidenciaram a necessidade urgente de políticas públicas que promovam a inclusão e garantam um maior direito à educação. Com isso, é necessario e urgente a necessidade de reivenção da EJA, incluindo aí, a capacidade de adaptação as exigências do contexto pós-pandêmico, notadamente, por meio de políticas educacionais mais inclusivas e participativas.

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Biografia do Autor

Juscelino Gomes Lima, IFPI

Pós-Doutor em Geografia. Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor do Programa em Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação do Piauí -IFPI.

Nely Sobrinho da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Professora da Universidade Estadual do Maranhão. 

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Lima, J. G., & Silva, N. S. da. (2025). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: DESAFIOS E CONDIÇÕES EDUCACIONAIS TRAZIDOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1586–1601. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18413