ENSINO E EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA: O PAPEL DO TRIPÉ EDUCACIONAL — ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O PÚBLICO INDÍGENA NO IFMA — CAMPUS BARRA DO CORDA/MA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15793Palavras-chave:
Indígenas. IFMA. Ensino. Pesquisa. Extensão.Resumo
O presente texto resulta de pesquisas desenvolvidas junto do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia – PROFET/IFPI. O ponto de partida se deu na forma de uma inquietação: quais as ações de inclusão, a partir do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Barra do Corda, desenvolveu junto as comunidades indígenas do território municipal, no período de 2020-2023?. Metodologicamente, se configura como um estudo de caso, de caráter descritivo e analítico, com uma abordagem qualitativa. Complementa este roteiro, a coleta, listagem e tabulação dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão com o público indígena, desenvolvidos no âmbito IFMA Barra do Corda, a partir seus registros e relatórios institucionais, no período de 2020 a 2023. Foram identificados 14 projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos neste período, onde apesar de se observar a baixa adesão de participação de alunos indígenas, os projetos tiveram uma ampla contribuição para as comunidades locais, a partir dos temas e objetivos pretendidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY