ENSINO E EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA: O PAPEL DO TRIPÉ EDUCACIONAL — ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O PÚBLICO INDÍGENA NO IFMA — CAMPUS BARRA DO CORDA/MA

Autores

  • Juscelino Gomes Lima Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI
  • Nely Sobrinho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15793

Palavras-chave:

Indígenas. IFMA. Ensino. Pesquisa. Extensão.

Resumo

O presente texto resulta de pesquisas desenvolvidas junto do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia – PROFET/IFPI. O ponto de partida se deu na forma de uma inquietação: quais as ações de inclusão, a partir do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Barra do Corda, desenvolveu junto as comunidades indígenas do território municipal, no período de 2020-2023?. Metodologicamente, se configura como um estudo de caso, de caráter descritivo e analítico, com uma abordagem qualitativa. Complementa este roteiro, a coleta, listagem e tabulação dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão com o público indígena, desenvolvidos no âmbito IFMA Barra do Corda, a partir seus registros e relatórios institucionais, no período de 2020 a 2023. Foram identificados 14 projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos neste período, onde apesar de se observar a baixa adesão de participação de alunos indígenas, os projetos tiveram uma ampla contribuição para as comunidades locais, a partir dos temas e objetivos pretendidos.

Biografia do Autor

Juscelino Gomes Lima, Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI

Pós-Doutor em Geografia. Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor do Programa em Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI. 

Nely Sobrinho da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Discente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Lima, J. G., & Silva, N. S. da. (2024). ENSINO E EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA: O PAPEL DO TRIPÉ EDUCACIONAL — ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O PÚBLICO INDÍGENA NO IFMA — CAMPUS BARRA DO CORDA/MA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3303–3322. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15793