O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18245Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho. Principio Educativo.Resumo
O sistema educacional baseado direcionado pela filosofia de formação omnilateral da educação profissional e tecnológica no Brasil tem alcançando importância tamanha, uma vez que, as transformações no mundo do trabalho e fazer produtivo do séc. XXI, vem impondo conhecimentos e práticas que transcendam o velho esquema produção x reprodução do sistema capitalista passado. Nesse contexto, é objeto deste texto discutir, a partir de diferentes perspectivas teóricas, o trabalho enquanto principio educativo, destacando para isso, o papel da educação profissional e tecnológica no Brasil. Metodologicamente, é priorizado o uso de pesquisa bibliográfica, na qual cabe destaque de contribuição ao propositado, os pensamentos de Prodanov e Freitas (2013), bem como, Batista e Müller (2020), Castro et al (2023), Saviani (2007), entre outros. Com, isso, temos que, apesar dos avanços produtivos e tecnológicos, a partir da realidade brasileira, o sistema educacional ainda proporciona uma educação dualista, em que pese, seja pelo que fora planejado institucionalmente, seja pelos donos dos meios de produção, seja ainda, pelas dificuldades de acesso dos mais vulneráveis sociais ao ensino e oportunidade de trabalho.
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