O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE PERSPECTIVAS

Autores

  • Juscelino Gomes Lima Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI
  • Liliane Pereira da Silva Dias Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18245

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho. Principio Educativo.

Resumo

O sistema educacional baseado direcionado pela filosofia de formação omnilateral da educação profissional e tecnológica no Brasil tem alcançando importância tamanha, uma vez que, as transformações no mundo do trabalho e fazer produtivo do séc. XXI, vem impondo conhecimentos e práticas que transcendam o velho esquema produção x reprodução do sistema capitalista passado. Nesse contexto, é objeto deste texto discutir, a partir de diferentes perspectivas teóricas, o trabalho enquanto principio educativo, destacando para isso, o papel da educação profissional e tecnológica no Brasil. Metodologicamente, é priorizado o uso de pesquisa bibliográfica, na qual cabe destaque de contribuição ao propositado, os pensamentos de   Prodanov e Freitas (2013), bem como, Batista e Müller (2020), Castro et al (2023), Saviani (2007), entre outros.  Com, isso, temos que, apesar dos avanços produtivos e tecnológicos, a partir da realidade brasileira, o sistema educacional ainda proporciona uma educação dualista, em que pese, seja pelo que fora planejado institucionalmente, seja pelos donos dos meios de produção, seja ainda, pelas dificuldades de acesso dos mais vulneráveis sociais ao ensino e oportunidade de trabalho.

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Biografia do Autor

Juscelino Gomes Lima, Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI

Pós-Doutor em Geografia. Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor do Programa em Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI. 

Liliane Pereira da Silva Dias, Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Assistente em  Administração do Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI, Campus Uruçuí. 

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

Lima, J. G., & Dias, L. P. da S. (2025). O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2461–2475. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18245