O CONFLITO DE ALTO ALEGRE E A REPERCUSSÃO NA EDUCAÇÃO INDÍGENA DE BARRA DO CORDA/MA

Autores

  • Juscelino Gomes Lima Instituto Federal de Educação do Piauí
  • Nely Sobrinho Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20311

Palavras-chave:

Massacre de Alto Alegre. Educação Indígena. Interculturalidade. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo analisa como o legado do Massacre de Alto Alegre, ocorrido em 1901, influencia as relações entre brancos e indígenas em Barra do Corda, Maranhão, com ênfase no campo educacional. Contextualiza-se o massacre como um marco de conflitos territoriais e culturais, cujas narrativas históricas ainda perpetuam estigmas e desigualdades sociais. O objetivo foi compreender de que forma essas memórias impactam a educação indígena e as dinâmicas interculturais na região. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica e análise documental, utilizando obras de referência sobre o massacre, estudos antropológicos e políticas públicas de educação indígena. Os resultados apontam para a predominância de uma narrativa histórica construída a partir de visões eurocêntricas, a ausência de materiais didáticos que contemplem a perspectiva indígena e a precariedade na implementação de políticas educacionais voltadas para as especificidades culturais e linguísticas dos povos originários. Nesse contexto, o Massacre de Alto Alegre continua a ser uma referência histórica que reforça estigmas sociais, mas também apresenta uma oportunidade para ressignificar as relações por meio de uma educação intercultural inclusiva. A valorização das narrativas indígenas, o fortalecimento de políticas públicas e a criação de materiais pedagógicos adaptados são medidas essenciais para enfrentar os desafios identificados e promover uma sociedade mais igualitária.

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Biografia do Autor

Juscelino Gomes Lima, Instituto Federal de Educação do Piauí

Pós-Doutor em Geografia. Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor do Programa em Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI.

Nely Sobrinho Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Professora da Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Lima, J. G., & Silva, N. S. (2025). O CONFLITO DE ALTO ALEGRE E A REPERCUSSÃO NA EDUCAÇÃO INDÍGENA DE BARRA DO CORDA/MA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1362–1379. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20311