O CONFLITO DE ALTO ALEGRE E A REPERCUSSÃO NA EDUCAÇÃO INDÍGENA DE BARRA DO CORDA/MA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20311Palavras-chave:
Massacre de Alto Alegre. Educação Indígena. Interculturalidade. Políticas Públicas.Resumo
Este artigo analisa como o legado do Massacre de Alto Alegre, ocorrido em 1901, influencia as relações entre brancos e indígenas em Barra do Corda, Maranhão, com ênfase no campo educacional. Contextualiza-se o massacre como um marco de conflitos territoriais e culturais, cujas narrativas históricas ainda perpetuam estigmas e desigualdades sociais. O objetivo foi compreender de que forma essas memórias impactam a educação indígena e as dinâmicas interculturais na região. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica e análise documental, utilizando obras de referência sobre o massacre, estudos antropológicos e políticas públicas de educação indígena. Os resultados apontam para a predominância de uma narrativa histórica construída a partir de visões eurocêntricas, a ausência de materiais didáticos que contemplem a perspectiva indígena e a precariedade na implementação de políticas educacionais voltadas para as especificidades culturais e linguísticas dos povos originários. Nesse contexto, o Massacre de Alto Alegre continua a ser uma referência histórica que reforça estigmas sociais, mas também apresenta uma oportunidade para ressignificar as relações por meio de uma educação intercultural inclusiva. A valorização das narrativas indígenas, o fortalecimento de políticas públicas e a criação de materiais pedagógicos adaptados são medidas essenciais para enfrentar os desafios identificados e promover uma sociedade mais igualitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY