O PAPEL DO PEDAGOGO NA SUPERVISÃO E GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10721

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Escola. Participação.

Resumo

O estudo proposto para a elaboração deste artigo está voltado para a importância da gestão democrática para a escola, buscando entender as formas de participação que promovem a autonomia e o avanço na qualidade do trabalho de todos no ambiente escolar. Tendo em vista que nos dias atuais a sociedade tem passado por grandes transformações, principalmente na área educacional por ser o principal acesso a essas mudanças, sendo que esta gestão é importante para criar meios de propagação que é o principal ponto dessa relação havendo uma cooperação mútua em busca de resultados em comum. Portanto, a gestão democrática da educação é garantida pela Constituição de 1988, assim este artigo tem como principal objetivo refletir sobre a importância do processo da gestão democrática para a escola. Esta pesquisa será elaborada a partir de revisão bibliográfica de material elaborado por estudiosos especialistas da área. Compreendendo que a gestão democrática na escola deve estar envolvida não somente com os novos paradigmas, mas com o processo que garante a prática da cidadania.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM UFBA; Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS UFBA. Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UNIAFRO UNILAB; MBA em Educação Especial pela Faculdade Iguaçu; discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB e da Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar da Faculdade Iguaçu.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5978999436523962 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536.

Jovelina Noêmia Jô de Carvalho, Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos

Pós-Dra. em Ciências Técnicas (Administração, Recursos Humanos e Gestão) pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos/Cuba, reconhecimento no Brasil pela UnB como Doutora em Educação; Mestre em Letras pela PUC Minas; Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pela Unileste. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2019403198550098.

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Souza, L. B. P., & Carvalho, J. N. J. de. (2023). O PAPEL DO PEDAGOGO NA SUPERVISÃO E GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1481–1491. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10721