FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21554

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Políticas Públicas. Prática Pedagógica. Inclusão Escolar.

Resumo

A formação continuada de professores representa um dos pilares fundamentais para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, na medida em que amplia as competências pedagógicas necessárias à mediação do ensino com a diversidade. Este artigo tem como objetivo analisar o papel da formação continuada docente na consolidação de práticas inclusivas no contexto das políticas públicas educacionais brasileiras, identificando desafios e possibilidades para o fortalecimento de uma cultura escolar inclusiva. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica atualizada e na análise dos resultados empíricos de pesquisas nacionais. Fundamenta-se em autores como Mantoan (2022), Glat (2021), Nóvoa (2020), e Silva (2023), além de documentos normativos como a LDB nº 9.394/1996, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e o Decreto nº 10.502/2020. Os resultados apontam que a ausência de formações continuadas específicas, o distanciamento entre teoria e prática e a falta de apoio institucional permanecem como entraves à implementação efetiva da inclusão escolar. Conclui-se que políticas formativas articuladas entre universidade, escola e governo são imprescindíveis para o desenvolvimento profissional dos educadores e para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, democrático e equitativo.

1272 1092

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Fernando Ridolfi, Universidad Europea del Atlántico

    Mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4918-0420.

  • Rosileila Divina Borges, Universidad Europea del Atlántico

    Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1263621643922784

  • Devânia Cristina de Almeida, Universidad Europea del Atlántico

    Mestranda em Educação com Especialização em Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

  • Zuleici Rafael Rosa Ribeiro, Must University

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

  • Thálita dos Santos Queiroz Ferreira Siqueira, Universidad Europea del Atlántico

    Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação.  Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

  • Jeferson Silvério Gonzaga, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

    Mestre em Filosofia. Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Downloads

Publicado

2025-10-18

Como Citar

Ridolfi, L. F., Borges, R. D., Almeida, D. C. de, Ribeiro, Z. R. R., Siqueira, T. dos S. Q. F., & Gonzaga, J. S. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO INSTRUMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(10), 2984-2997. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21554