ARQUITETURA E CULTURA: A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DE CENTROS CULTURAIS NA INTERAÇÃO COMUNITÁRIA E NO FORTALECIMENTO CULTURAL

Autores

  • Vanessa Paiva Ribeiro FAINOR
  • Philipe do Prado Santos FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21510

Palavras-chave:

Identidade Cultural. Pertencimento. Valorização Sociocultural. Apropriação Cultural.

Resumo

O espaço construído impacta diretamente no comportamento humano, seja de forma positiva ou negativa, e dessa forma a arquitetura surge como mediadora criando espaços convidativos, acessíveis e confortáveis. Quando esses espaços são projetados usando como referência a cultural local, contribui para a valorização das tradições da comunidade, criando um vínculo dos indivíduos com o espaço sociocultural, gerando o desejo de permanecer e usufruir desses ambientes. Essa pesquisa parte da análise da cultura como elemento essencial da identidade social e da arquitetura como mediadora das relações coletivas e o objetivo geral é compreender de que forma a organização espacial pode estimular o uso, a permanência e a apropriação desses ambientes pela comunidade. Para tanto, adotou-se como método a pesquisa aplicada, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e fundamentação bibliográfica em autores nacionais e internacionais. Os resultados apontam que soluções arquitetônicas que favorecem acessibilidade, flexibilidade, conforto e integração urbana fortalecem o sentimento de pertencimento e ampliam a participação social. Conclui-se que centros culturais bem planejados são instrumentos de democratização do acesso à cultura, devendo ser pensados como espaços de inclusão e memória coletiva, além de agentes transformadores no contexto urbano.

1364 1930

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Paiva Ribeiro, FAINOR

    Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR.

  • Philipe do Prado Santos, FAINOR

    Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR. MBA em Gestão de Obras na Construção Civil pela AVM Faculdade Integrada (2016). Bacharel em Engenharia Civil (2014) e bacharel em Administração (2015) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC de Vitória da Conquista. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR - 2017). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade UniBF (2023).

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Ribeiro, V. P., & Santos, P. do P. (2025). ARQUITETURA E CULTURA: A INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DE CENTROS CULTURAIS NA INTERAÇÃO COMUNITÁRIA E NO FORTALECIMENTO CULTURAL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(10), 2132-2160. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21510

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.