A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE AFRODESCENDENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21668Palavras-chave:
Políticas educacionais. Identidade afrodescendente. Diversidade étnico-racial.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar de que forma as políticas públicas educacionais atuam como instrumentos de valorização da identidade afrodescendente no Brasil contemporâneo. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, baseada em revisão de literatura. O processo de análise permitiu identificar que as leis e diretrizes, representam avanços significativos na promoção da igualdade racial, ao introduzirem conteúdos e oportunidades voltados ao reconhecimento da cultura e da história da população negra. Contudo, os resultados também evidenciam limitações estruturais, como lacunas na formação docente, ausência de materiais pedagógicos adequados e fragilidades na efetiva implementação das medidas. Observou-se que tais políticas não apenas favorecem o acesso e a permanência de estudantes negros no sistema educacional, mas também contribuem para o fortalecimento da autoestima, do pertencimento e do protagonismo cultural. Conclui-se que, embora fundamentais, essas ações demandam maior compromisso político e pedagógico para se consolidarem como práticas transformadoras capazes de enfrentar o racismo estrutural e promover uma educação efetivamente antirracista.
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