IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS NUMA PERSPECTIVA HÍBRIDA DO ENSINO: UMA REVISÃO

Autores

  • Graucineide Maria de Alcântara Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- PE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.962

Palavras-chave:

Ações pedagógicas; Inovadoras; Ensino híbrido; Conceitos Biológicos

Resumo

Introdução: Para transformar o ensino, é necessário rever e inovar as práticas de ensino, articulando saber ensinado ao saber aprendido, principalmente, no que tange aos saberes de ciências naturais, onde em sua maioria, só se trabalha o teórico, em detrimento da práxis, realidade que precisa ser transformada. Objetivo: verificar a implementação de ações pedagógicas inovadoras na construção de conceitos biológicos numa perspectiva híbrida do ensino. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Acadêmico em março de 2021. A busca permitiu a identificação de 03 artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Foi possível verificar que, 100% dos artigos indicam que o sistema de ensino precisa ser inovado, através de metodologias ativas, com modelos incentivadores da proatividade do discente, para que este sinta, de fato, o sentido da aprendizagem. Conclusão: Os estudos apontam que, há uma necessidade urgente de inovação do ensino, com implementação de novas metodologias, articuladas as tecnologias digitais, para que as demandas sociais possam ser atendidas, e para que o ensino passe a ter sentido na vida do aprendiz.

Biografia do Autor

Graucineide Maria de Alcântara, Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO

Licenciada em Ciências pela Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO, especialista em Microbiologia Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e da Secretaria de Educação da cidade de Recife – PE. E-mail: graucineide1@hotmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- PE

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco- PE, mestre em Neurociências pelo programa de pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento – UFPE. E-mail: islanemartins@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Alcântara, G. M. de ., & Martins, I. C. . (2021). IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS NUMA PERSPECTIVA HÍBRIDA DO ENSINO: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 232–241. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.962