A GESTÃO EDUCACIONAL INFANTIL COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES

Autores

  • Maria do Perpétuo Socorro Pereira Franco Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Jaime Lopes Pereira Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • João Lopes Pereira UNINORTE
  • Mônica Coelho Bifon Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Francisca Lima Barros Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.18110

Palavras-chave:

A gestão escolar. Gestão Educacional. Estratégias de ações. Desenvolvimento dos alunos.

Resumo

Com base no presente artigo, foi realizada uma abordagem acerca do título “A gestão educacional infantil como estratégia para o desenvolvimento das atividades escolares”. O principal objetivo consistiu em verificar como o processo de gestão educacional infantil pode contribuir na organização para o desenvolvimento das ações no ambiente escolar. A metodologia adotou uma pesquisa bibliográfica, que deu suporte teórico através do levantamento de informações a partir de materiais pulicados em livros, teses, entre outros. Utilizou-se, ainda, o método de estudo exploratório, onde teve por fundamento verificar em que medida a obra consultada interessa à pesquisa. A partir desse estudo, obtiveram-se informações acerca dos conceitos mais importantes para classificar a relevância do papel do gestor escolar como fator de responsabilidade e empenho no desenvolvimento dos alunos e na interação do trabalho em grupo na Educação Escolar. O papel desta gestão é buscar, através das suas estratégias de ações, meios pelos quais oriente sua equipe de trabalho, delegando ideias inovadoras, criativas e organizacionais para o quadro pedagógico e docente da escola. Entretanto, torna-se bastante necessário que os colaboradores participantes na gestão escolar estejam inseridos em constante processo de formação continuada, aprendendo novas técnicas e incentivando estratégias de práticas lúdicas que auxiliam no desenvolvimento dos alunos nas brincadeiras. São tópicos em destaque neste artigo científico: O conceito de gestão educacional infantil, bem como, o funcionamento da organização no ambiente escolar, o papel do diretor e as ações propostas pela equipe de gestão para o fortalecimento dessas atividades pedagógicas.

Downloads

Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro Pereira Franco, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa/Licenciatura Plena em Artes Visuais. Ambas pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Especialista em Gestão de Educação pela Universidade Federal do Amazonas UFAM. Professora.

Jaime Lopes Pereira, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Licenciatura plena em História pela Universidade Federal  do Amazonas. Especialização em Tecnologia Educacional / Universidade Federal do Amazonas.

João Lopes Pereira, UNINORTE

Licenciatura plena em História pela UNINORTE.  Especialização em ensino de História do Brasil /UNINORTE. Professor da rede estadual e municipal.

Mônica Coelho Bifon, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pedagogia - Habilitação para Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Administração Escolar.  Professora. Orientadora. Coorientadora. Supervisora Pedagógica. Universidade Federal do Tocantins - UFT.  Formadora de docentes do Ciclo de Alfabetização pelo programa Pacto pela Alfabetização das crianças Maranhenses, em regime de colaboração entre o estado do MA e o município de Estreito. Coordenadora do PARFOR/UFMA curso de Pedagogia.  

Francisca Lima Barros, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Magíster en Ciencias de la Educación. Orientadora.

 

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Franco, M. do P. S. P., Pereira, J. L., Pereira, J. L., Bifon, M. C., & Barros, F. L. (2021). A GESTÃO EDUCACIONAL INFANTIL COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1550–1566. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.18110