O DISCURSO DE ÓDIO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA GARANTIA CONSTITUCIONAL DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO FRENTE AS REDES SOCIAIS

Autores

  • Paulo Henrique Rocha Broiano Centro Universitário São Lucas
  • Graziela Filgueira Peixoto Centro Universitário São Lucas
  • Sebastião Edilson Rodrigues Gomes Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9306

Palavras-chave:

Discurso de Ódio. Liberdade de Expressão. Redes Sociais.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de ódio e o direito constitucional da liberdade de expressão no contexto das redes sociais. Para isso, procura-se compreender até onde se estende o direito e as garantias que regulamentam o uso e a sociabilidade nos meios sociais virtuais, tendo em vista o crescente número de indivíduos a cometerem crimes abusando da liberdade de expressão e da livre manifestação de pensamento. Nesse sentido, este estudo busca identificar as causas que levam as pessoas a adotarem tal postura frente aos outros usuários, verificando ainda as consequências legais de tais ações. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada teoricamente em livros, teses, monografias e artigos científicos. Conclui-se que as redes sociais são um ambiente favorável para a exposição do discurso de ódio, mas as leis brasileiras asseguram e protegem os direitos dos indivíduos, de forma que é necessário usar com prudência a liberdade de expressão no meio virtual.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Rocha Broiano, Centro Universitário São Lucas

Graduando em Direito pelo Centro Universitário São Lucas – Porto Velho-RO.

Graziela Filgueira Peixoto, Centro Universitário São Lucas

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário São Lucas – Porto Velho-RO.

Sebastião Edilson Rodrigues Gomes, Centro Universitário São Lucas

Mestre em Direito Público. Especialista em Direito Civil. Bacharel em Direito. Licenciado em Pedagogia. Professor Universitário. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Broiano, P. H. R., Peixoto, G. F., & Gomes, S. E. R. (2023). O DISCURSO DE ÓDIO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA GARANTIA CONSTITUCIONAL DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO FRENTE AS REDES SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1157–1175. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9306