LIBERDADE DE EXPRESSÃO: O IMPACTO DA MISOGINIA NO BRASIL

Autores

  • Flávia Gomes Leandro UNIFSA
  • Alisson Dias Gomes Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18691

Palavras-chave:

Liberdade de expressão. Discurso de ódio misoginia digital. Legislação brasileira.

Resumo

A liberdade de expressão é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, mas sua aplicação no ambiente digital apresenta desafios, especialmente diante da disseminação do discurso de ódio contra mulheres. O crescimento das redes sociais ampliou o alcance das manifestações individuais, tornando o discurso público mais acessível, mas também potencializando ataques misóginos e a violência de gênero online. Nesse contexto, este artigo investiga como o uso inadequado das plataformas digitais desafia os limites da liberdade de expressão, analisando as legislações aplicáveis e a efetividade das punições previstas no ordenamento jurídico brasileiro. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de normas e doutrinas jurídicas. Os resultados evidenciam que, embora existam instrumentos legais, como o Marco Civil da Internet e a Lei 13.642/2018 (Lei Lola), a aplicação dessas normas ainda enfrenta desafios, sobretudo no que diz respeito à responsabilização dos infratores e à efetividade das penalidades. Conclui-se que a regulação do discurso de ódio digital demanda aprimoramento legislativo e maior rigor na aplicação das sanções, garantindo um ambiente digital mais seguro para as mulheres, sem comprometer a liberdade de expressão.

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Biografia do Autor

Flávia Gomes Leandro, UNIFSA

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Alisson Dias Gomes, Centro Universitário Santo Agostinho

Orientador e Professor Doutor do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Leandro, F. G., & Gomes, A. D. (2025). LIBERDADE DE EXPRESSÃO: O IMPACTO DA MISOGINIA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1210–1218. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18691