ANÁLISE DE RISCO DA INSTALAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PRÓXIMOS A ARMAZÉNS DE AÇÚCAR

Autores

  • Jeferson Pereira de Oliveira Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
  • Luci Mendes de Melo Bonini Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo
  • Jefferson Mariano Fundação Instituto de Geografia e Estatística, IBGE
  • André Luiz Gonçalves Scabbia Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8798

Palavras-chave:

Armazéns de açúcar. Políticas públicas. Adensamento populacional.

Resumo

Apresenta-se um estudo de risco de incêndio e de explosão proveniente de poeira de açúcar em armazéns. Pelos dados analisados, é possível determinar que o açúcar é um sólido combustível que, quando ignizado, pode promover explosão em locais confinados ou entrar em combustão. Os resultados demonstram que é possível observar que os resultados obtidos das amostras analisadas variam de acordo com o tamanho da sua partícula misturada com o ar, mas seu comportamento é uniforme em relação a determinação de sua ignitabilidade. A existência de pós ou poeiras é inerente ao processo destes locais de armazenamento, sendo esses passíveis de explosão. Portanto afastar os armazéns das áreas limítrofes do terreno, ou instalar barreiras físicas para proteção dos moradores da vizinhança, é necessário e emergencial, inclusive deveria ser uma política pública. Por fim, constata-se que são necessárias medidas que proporcionem detalhamentos para a implementação de proteção contra incêndios de sólidos combustíveis particulados e de seus perímetros de segurança para diferentes pressões envolvidas, a fim de garantir segurança à população lindeira a armazéns.

Biografia do Autor

Jeferson Pereira de Oliveira, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Assistente de Pesquisa Jr. no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Graduação em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Habitação: Planejamento e Tecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Luci Mendes de Melo Bonini, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

Dra. em comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente colaboradora no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.  

Jefferson Mariano, Fundação Instituto de Geografia e Estatística, IBGE

Dr. em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Tecnologista em Análise Econômica na Fundação Instituto de Geografia e Estatística, IBGE.

André Luiz Gonçalves Scabbia, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Dr. em Engenharia Mecânica pela Universidade e Pesquisador Sênior no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Oliveira, J. P. de ., Bonini, L. M. de M. ., Mariano, J. ., & Scabbia, A. L. G. . (2023). ANÁLISE DE RISCO DA INSTALAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PRÓXIMOS A ARMAZÉNS DE AÇÚCAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 335–349. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8798