AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS, NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Giseli de Oliveira Faculdade ALPHA
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8592

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Leitura. Escrita. Aprendizagem e participação.

Resumo

O artigo aborda a temática da nova tecnologia, na aprendizagem da leitura e escrita. Sabendo-se que as crianças das novas gerações disponibilizam de celulares, tablets ou computadores, em vários momentos de seu dia, tanto para lazer virtual, quanto para comunicar-se com as pessoas e , ao chegar na escola há um encaminhamento no uso dos recursos digitais, em sala de aula, pois as crianças passarão a acessar a internet para pesquisas, jogos educativos online, ou até mesmo, assistir a vídeos sobre os temas estudados, havendo assim uma orientação pedagógica, por parte dos professores, para que os conhecimentos sejam construídos, através desses recursos virtuais. O referido trabalho pretende refletir sobre a maneira que as novas tecnologias estão sendo utilizadas em sala de aula para facilitar o processo de leitura e escrita dos estudantes, bem como, repensar a prática pedagógica dos professores tendo em vista a participação de todos os alunos e sua possível inclusão digital, na sociedade atual.

Biografia do Autor

Giseli de Oliveira, Faculdade ALPHA

Mestre em Educação.  Pela Faculdade ALPHA. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Oliveira, G. de ., & Coutinho, D. J. G. . (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS, NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 872–881. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8592