INCLUSÃO: EDUCANDO NA DIVERSIDADE: TRANSFORMANDO A INCLUSÃO EM REALIDADE

Autores

  • Queila Pereira Santos FACUMINAS
  • Edsangela Gosler Casciano Alves Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Rogério Lopes Azevedo Estácio
  • Cláudia Lima de Araujo Faculdade ULBRA
  • Edinéia Bueno FAEC
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFRPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17983

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Diversidade. Práticas Pedagógicas. Respeito às Diferenças. Transformação Social.

Resumo

A educação inclusiva tem ganhado destaque nas últimas décadas como uma estratégia fundamental para assegurar a participação de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças. Este artigo tem como objetivo refletir sobre práticas educacionais que atendem à diversidade, destacando a importância de sua implementação para uma educação inclusiva e transformadora. A justificativa para esse estudo está na necessidade de adaptar as práticas pedagógicas a um contexto educacional mais diverso, garantindo igualdade de oportunidades e respeito às diferenças. A diversidade, além de ser um desafio, representa uma oportunidade para aprimorar os métodos de ensino e fomentar um ambiente acolhedor. A metodologia adotada é uma análise qualitativa da literatura, utilizando autores como Mantoan (2003) e Souza (2010), que discutem a inclusão escolar e a adaptação curricular. O estudo aborda o papel fundamental do professor na mediação da aprendizagem e a criação de um ambiente escolar que respeite as diferenças, propondo estratégias pedagógicas que atendam às necessidades diversas dos alunos. Os resultados indicam que a inclusão deve ser encarada não apenas como um direito, mas como uma necessidade para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A reflexão sobre a diversidade no contexto escolar evidencia a urgência de promover mudanças que possibilitem a formação de cidadãos conscientes e solidários.

Downloads

Biografia do Autor

Queila Pereira Santos, FACUMINAS

Graduada em: Pedagogia Licenciatura/Gestão Escolar, História, Artes Visuais e Psicopedagoga Clínica E Institucional - pela Faculdade Claretiano Centro Universitário,Graduada em: Filosofia pela Faculdade FAVENI. Pós-graduada em: educação infantil/pedagogia social pela faculdade futura. Alfabetização E Letramento/Educação Especial E Inclusiva/História/Geografia/Filosofia/ Sociologia/Arte Educação E Terapia/Psicopedagogia Clínica E Institucional pela Faculdade UNINA.Aba-Análise Do Comportamento Aplicada pela Faculdade FAVENI. Neurociência Aplicada À Aprendizagem/Psicologia Cognitiva E Comportamental, Neuropscopedagogia Institucional E Clínica pela Faculdade FACUMINAS.

Edsangela Gosler Casciano Alves, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada Licenciatura em História pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. e Pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, História e Geografia pela Faculdade Unina.

Rogério Lopes Azevedo, Estácio

Graduado em Matemática pela Estácio de Ribeirão Preto. 

Cláudia Lima de Araujo, Faculdade ULBRA

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA. 

Edinéia Bueno, FAEC

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia, licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de Colorado do Oeste. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFRPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

Santos, Q. P., Alves, E. G. C., Azevedo, R. L., Araujo, C. L. de, Bueno, E., & Coutinho, D. J. G. (2025). INCLUSÃO: EDUCANDO NA DIVERSIDADE: TRANSFORMANDO A INCLUSÃO EM REALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2325–2343. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17983