INCLUSÃO: EDUCANDO NA DIVERSIDADE: TRANSFORMANDO A INCLUSÃO EM REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17983Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Diversidade. Práticas Pedagógicas. Respeito às Diferenças. Transformação Social.Resumo
A educação inclusiva tem ganhado destaque nas últimas décadas como uma estratégia fundamental para assegurar a participação de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças. Este artigo tem como objetivo refletir sobre práticas educacionais que atendem à diversidade, destacando a importância de sua implementação para uma educação inclusiva e transformadora. A justificativa para esse estudo está na necessidade de adaptar as práticas pedagógicas a um contexto educacional mais diverso, garantindo igualdade de oportunidades e respeito às diferenças. A diversidade, além de ser um desafio, representa uma oportunidade para aprimorar os métodos de ensino e fomentar um ambiente acolhedor. A metodologia adotada é uma análise qualitativa da literatura, utilizando autores como Mantoan (2003) e Souza (2010), que discutem a inclusão escolar e a adaptação curricular. O estudo aborda o papel fundamental do professor na mediação da aprendizagem e a criação de um ambiente escolar que respeite as diferenças, propondo estratégias pedagógicas que atendam às necessidades diversas dos alunos. Os resultados indicam que a inclusão deve ser encarada não apenas como um direito, mas como uma necessidade para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A reflexão sobre a diversidade no contexto escolar evidencia a urgência de promover mudanças que possibilitem a formação de cidadãos conscientes e solidários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY