DESCOBRINDO O UNIVERSO PROPRIOCEPTIVO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Cristina Faustino Roberto
  • Rucenita Leite de Queiroz
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2244

Palavras-chave:

Sistema Proprioceptivo. Dislexia. Distúrbios de Aprendizagem. Disfunção Proprioceptiva.

Resumo

: O presente estudo apresenta como tema central o funcionamento do Sistema Proprioceptivo e as consequências que as disfunções proprioceptivas podem causar nos indivíduos na fase de escolarização. Do mesmo modo que tais alterações ocorrem nos sujeitos neste contexto, podem ser verificadas o disfuncionamento proprioceptivo desde a fase infantil à adulta, caso não receba o tratamento adequado. No que refere-se aos transtornos, os mesmos podem ser perceptíveis nos indivíduos em idade escolar e aparecem por meio de alguns distúrbios de aprendizagem, apresentando-se através de alguns transtornos como:  dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. É notório que tais disfunções trazem situações adversas para o processo de ensino-aprendizagem, por isso, de forma gradativa as referidas dificuldades podem ser amenizadas no ambiente escolar por meio de alternativas através de recursos pedagógicos voltados para atividades que estimulem o funcionamento do Sistema Proprioceptivo e principalmente, capacitando e estimulando os docentes a introduzirem uma abordagem proprioceptiva  nas ministrações das aulas e integrando a família no cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Roberto, A. C. F. ., Queiroz, R. L. de ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). DESCOBRINDO O UNIVERSO PROPRIOCEPTIVO NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 1091–1116. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2244