DESCOBRINDO O UNIVERSO PROPRIOCEPTIVO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2244Palavras-chave:
Sistema Proprioceptivo. Dislexia. Distúrbios de Aprendizagem. Disfunção Proprioceptiva.Resumo
: O presente estudo apresenta como tema central o funcionamento do Sistema Proprioceptivo e as consequências que as disfunções proprioceptivas podem causar nos indivíduos na fase de escolarização. Do mesmo modo que tais alterações ocorrem nos sujeitos neste contexto, podem ser verificadas o disfuncionamento proprioceptivo desde a fase infantil à adulta, caso não receba o tratamento adequado. No que refere-se aos transtornos, os mesmos podem ser perceptíveis nos indivíduos em idade escolar e aparecem por meio de alguns distúrbios de aprendizagem, apresentando-se através de alguns transtornos como: dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. É notório que tais disfunções trazem situações adversas para o processo de ensino-aprendizagem, por isso, de forma gradativa as referidas dificuldades podem ser amenizadas no ambiente escolar por meio de alternativas através de recursos pedagógicos voltados para atividades que estimulem o funcionamento do Sistema Proprioceptivo e principalmente, capacitando e estimulando os docentes a introduzirem uma abordagem proprioceptiva nas ministrações das aulas e integrando a família no cotidiano escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY