A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PROMOVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Queila Pereira Santos Claretiano Centro Universitário
  • Cláudia Lima de Araujo ULBRA
  • Edinéia Bueno Faculdade de Educação de Colorado do Oeste
  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro UNOPAR
  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas ULBRA-2010
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17898

Palavras-chave:

Formação Continuada. Práticas Pedagógicas. Diversidade. Inclusão Educacional. Competências Docentes.

Resumo

A formação de professores é um dos pilares fundamentais para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas em espaços educacionais diversos. Este artigo aborda a importância dessa formação contínua, destacando o papel do educador na construção de um ambiente escolar que respeite e valorize as diferenças. Com o avanço das políticas públicas de inclusão, o educador se torna uma peça-chave para garantir a efetividade dessas políticas. Através de uma revisão bibliográfica, este estudo analisa as competências necessárias para os professores atuarem de maneira inclusiva, as metodologias que favorecem a aprendizagem de todos os alunos e os desafios enfrentados pelos educadores. Além disso, são discutidos os resultados de programas de formação que visam capacitar os professores para lidar com a diversidade, promovendo uma educação mais equitativa e acessível. O artigo também propõe estratégias de intervenção e reflete sobre o papel do professor na promoção da inclusão educacional como um direito fundamental.

 

Biografia do Autor

Queila Pereira Santos, Claretiano Centro Universitário

Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia. Licenciatura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário. 

Cláudia Lima de Araujo, ULBRA

Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA. 

Edinéia Bueno, Faculdade de Educação de Colorado do Oeste

Graduada/Pós-Graduada em Pedagogia. Licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de Colorado do Oeste. 

Hellen Maura Lucidia Ribeiro, UNOPAR

Graduada em História pela UNOPAR. 

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, ULBRA-2010

Graduada e Licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010).

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE.  

 

Downloads

Publicado

2025-01-10

Como Citar

Santos, Q. P., Araujo, C. L. de, Bueno, E., Ribeiro, H. M. L., Freitas, E. B. do N. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PROMOVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 788–803. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17898